Desde clássicos da literatura como O Conde de Monte Cristo até icônicas novelas brasileiras como Avenida Brasil, os melodramas de vingança sempre foram queridinhos do público, e estão mais em alta do que nunca com sucessos recentes como Taxi Driver, série líder de audiência na TV coreana, e do drama The Glory, vencedor dos prêmios de Melhor Drama e Melhor Atriz no prestigioso Baeksang Arts Awards 2023.
Todos sabemos o quanto uma vingança bem executada pode entregar as catarses mais satisfatórias para os telespectadores, e os K-Dramas são repletos de histórias icônicas que fazem isso com perfeição. Venha conhecer algumas delas.
Taxi Driver (temporadas 1 e 2)
A segunda temporada de Taxi Driver foi a campeã de audiência e eleita a favorita dos fãs nesse começo de ano na Coreia. A série de ação baseada em um webtoon apresenta o taxista Kim Do Ki e a equipe da Táxi Arco-íris se vingando por aqueles que a lei não protegeu quando deveria. O drama voltou para mais uma temporada graças ao sucesso da primeira parte, que abordou crimes reais e temas sociais importantes como bullying escolar, vídeos ilegais, trabalho análogo à escravidão, vishing (golpes por telefone) e tráfico de órgãos. Taxi Driver é um deleite para os fãs de heróis dos quadrinhos ao apresentar vilões sombrios, esconderijos secretos, uma trilha sonora retrô e sequências de ação de tirar o fôlego.
Apesar dos assuntos difíceis, os personagens de Taxi Driver, apoiados num excelente elenco, resolvem tudo com muito humor e engenhosidade — destaque para a dupla cômica de mecânicos — conseguindo entregar vinganças que contemplam todas as emoções do telespectador, da raiva à alegria.
The Penthouse (temporadas 1, 2 e 3)
A saga de vingança que parou a Coreia entre 2020 e 2021, The Penthouse explora a histórias dos super-ricos da cobertura mais alta de Seul. Os moradores do Hera Palace, um luxuoso arranha-céu de 100 andares, escondem muitos segredos e ambições. Nesta história exageradamente melodramática, as pessoas são capazes de tudo para chegar ao topo da hierarquia social, literalmente! O icônico trio principal é formado por Sim Su Ryeon, uma mulher que nasceu em um berço de ouro, a rainha da penthouse; Cheon Seo Jin, uma prima-dona que se dedica totalmente à filha; e Oh Yoon Hee, uma viúva de família pobre que busca entrar na alta sociedade.
Su Ryeon vai descobrir tarde demais que sua primeira filha estava viva, fato eternizado na cena de introdução do drama, quando ela vê uma garota caindo do topo do arranha-céu (alerta de conteúdo sensível). Ela sai em busca de vingança contra nada mais nada menos que seu próprio marido, Joo Dan Tae (Um Ki Joon) e a amante dele, a inesquecível vilã Seo Jin, que premiou Kim So Yeon como Melhor Atriz no Baeksang Arts Awards 2021. O Makjang coreano alcançou índices impressionantes de audiência com uma vingança explosiva e reviravoltas chocantes, que nem mesmo o elenco de The Penthouse sabia até gravar as cenas do drama.
A Man in a Veil
Uma das primeiras novelas diárias coreanas a fisgar completamente a atenção dos brasileiros por meio do KOCOWA+, quando a plataforma foi pioneira em exibir K-Dramas diários (de segunda a sexta) por aqui em 2020. Uma mistura de A Usurpadora com Mulheres de Areia, temos trocas de identidade e gêmeas diferentes, uma boa e outra má, vividas pelas atrizes Uhm Hyun Kyung e Lee Chae Young. A história de um homem que, devido a um acidente, viveu por anos com a mentalidade de uma criança, até que outra fatalidade muda sua vida novamente. Tae Poong (Kang Eun Tak) torna-se uma pessoa totalmente diferente e vai em busca de poder e influência para vingar a morte trágica de sua mãe.
Woman in a Veil
Em 2023, os criadores de “A Man in a Veil” se reuniram novamente para repaginar esse makjang de vingança com “Woman in a Veil”, agora focado nos conflitos entre três mulheres que têm suas vidas drasticamente entrelaçadas. Neste novo drama, Gyul Wool (Shin Go Eun) sofre um acidente, perde seu bebê, seu marido e o poder sob o próprio corpo, tudo ao mesmo tempo — consequências da ganância de sua antiga melhor amiga que a traiu friamente, Ae Ra, interpretada pela atriz Lee Chae Young, que retornou ao papel de vilã principal nessa nova versão.
O rumo da tragédia de Gyul Wool muda quando a rica e poderosa Se Rin (Choi Yoon Young) entra na vida delas e causa uma reviravolta sobrenatural ao trocar de corpo com a protagonista! Guardando esse segredo de outro mundo a sete chaves, nossa heroína então começa sua jornada de retaliação contra Ae Ra. (Ainda em andamento no KOCOWA+ com cerca de 30 episódios exibidos até a data de publicação deste artigo).
The Second Husband
“As mulheres não choram mais, as mulheres faturam”. Hit no TikTok ao som de Shakira, “The Second Husband” tem mesmo tudo a ver com a letra do sucesso de 2023 da diva colombiana. Seon Hwa (Uhm Hyun Kyung) era uma recém-casada que foi traída pelo seu marido e melhor amigo de infância, Sang Hyuk (Han Ki Yoong), logo após o nascimento do primeiro filho do casal. A amável heroína perde a guarda de seu filho, perde sua família e até sua liberdade ao ser falsamente acusada por um crime que não cometeu. Além de sofrer uma tentativa de assassinato pela amante do seu ex! Mas ela vai dar a volta por cima com “O Segundo Marido”, a qual o título se refere.
Esse pequeno resumo é apenas uma amostra de tudo que acontece em 150 episódios desse clássico moderno que hipnotizou os noveleiros de agosto de 2021 a abril de 2022, tornando-se um dos K-Dramas favoritos do KOCOWA+ e continuando até hoje entre os mais assistidos do streaming.
Miss Monte-Cristo
Inspirado diretamente no clássico francês de Alexandre Dumas, Miss Monte Cristo é mais uma história clássica da mocinha sendo terrivelmente traída pelas pessoas em que mais confiava e retornando dos mortos para uma revanche poderosa. O drama é liderado por quatro amigas de infância. Go Eun Jo (Lee So Yeon) é a protagonista que começa como uma pessoa honesta, gentil e pura. Uma talentosa estilista que mantinha uma vida simples e ajudava a família trabalhando no pequeno shopping deles. Ela era apaixonada pelo noivo Cha Sun Hyuk (Kyung Sung Hwan) e a vida do casal parecia feliz e perfeita.
No entanto, quem também se apaixona por Sun Hyuk é a gananciosa Oh Ha Ra (Choi Yeo Jin), filha dos donos do conglomerado onde ele trabalha. Ha Ra não aceita que seu primeiro amor se casará com a sua então melhor amiga. Inescrupulosa e capaz de tudo, ela manipula a amiga Joo Se Rin (Lee Da Hae) para ajudá-la. A estilista Se Rin já nutria muita inveja e ressentimento de Eun Jo por ter vivido às custas da família dela e convivido com comparações entre as duas. As amigas maléficas concordam em envenenar Eun Jo duas vezes e fazê-la perder seu bebê! Eun Jo vai perder seu filho e sobreviver à queda dramática de uma grande ponte em cima de um rio congelado. Motivos mais do que suficientes para torcermos pelo retorno triunfal dela.
The Veil
Um homem que não se lembra de nada, mas foi ele mesmo que planejou e começou toda essa vingança! Para fechar a tríade de dramas com “Veil” no título, essa série de ação eletrizante apresenta um Namgoong Min grandão e musculoso em mais um de seus icônicos papéis dignos de Daesang (Grande Prêmio), como esse que ele ganhou na MBC. Bem diferentes das novelas citadas anteriormente, “The Veil” é um suspense mais maduro para te deixar de olhos arregalados desde a primeira sequência de ação.
A história acompanha Ji Hyuk (Namgoong Min),um agente especial do NIS (Serviço Nacional de Inteligência) que retorna completamente sem memórias após um ano desaparecido. Numa mistura de Identidade Bourne com Blindspot, vemos uma performance visceral de Namgoong Min lutando contra si mesmo e o tempo. Com a ajuda de duas agentes, Su Yeon (Park Ha Sun) e Je Yi (Kim Ji Eun), ele precisa completar sua missão e se vingar daqueles que o traíram.
Joseon Attorney: A Morality
Os belíssimos dramas históricos costumam apresentar histórias mais melodramáticas e intensas que “espantam” uma parte do público de dramas asiáticos. Porém, não é o caso de “Joseon Attorney”. Assim como Taxi Driver, essa adaptação de webtoon é um dos K-Dramas mais leves e divertidos da lista! Ainda em exibição na data de publicação deste artigo, a comédia jurídica de época é estrelada pelo advogado Kang Han Soo e o início das leis na história coreana.
Kang Han Soo é um homem inteligente e corajoso de origem humilde, que decide vingar a morte de seus pais e começa a derrubar um por um os altos escalões da monarquia de Joseon. Nesta jornada, o advogado malandro acaba se tornando um defensor dos oprimidos e um herói para o povo. Ao lado dos idols Kim Ji Yeun (Bona do WJSN) e Cha Hak Yeon (N do VIXX), o versátil Woo Do Hwan está em sua melhor e mais completa performance até agora.
Qual dessas séries coreanas de vingança você vai adicionar agora a sua lista?