“Police University” é meu k-drama em andamento favorito no momento. Eu tinha altas expectativas desde antes da estreia. Já tinha adorado os trailers e confiava no talento de Cha Tae Hyun para a comédia — quem já viu “Best Punch”, sabe! Queria também ver o retorno de Jung Jinyoung à TV após sua dispensa do exército e encontrar uma Krystal badass mais uma vez.
Mas todas as expectativas foram superadas! Oito episódios já foram exibidos e os índices de audiência vão muito bem na Coreia, com razão! “Police University” é ainda melhor do que imaginei, e é sobre isso que vou falar, em uma mistura de resenha de primeiras impressões com lista de quatro motivos para vocês começarem a assisti-lo agora! (Atenção para o “spoiler do bem” no quinto motivo bônus!)
1. Uma temática diferente de tudo o que já vimos
Um aspecto que me chamou a atenção antes mesmo do lançamento. Já assistimos centenas de suspenses policiais e comédias românticas, às vezes até os dois em um! Porém, não tínhamos um drama policial ambientado com jovens adultos na universidade de polícia, onde tudo começa para a carreira de muitos desses profissionais da segurança pública coreana.
“Police University” mistura muito bem a visão dos professores e policiais veteranos que já enfrentaram todos os tipos de situações e perigos com o momento cheio de sonhos e expectativas dos cadetes novatos da universidade de polícia. Yoo Dong Man (Cha Tae Hyun) é um policial de métodos nada comuns que vive entrando em conflito com os colegas de equipe, ao mesmo tempo em que representa um exemplo de determinação para os mais jovens.
Enquanto nossos protagonistas mais novos, Kang Sun Ho (Jinyoung), Oh Kang Hee (Krystal/Jung Soo Jung) e todos os colegas deles, representam as diversas motivações que podem levar um jovem a escolher certa carreira, com situações que muitos Geração Z e Millennials poderão se identificar e descobrir que tudo bem ter objetivos diferentes dos outros. Temas que são tratados com muita leveza, o que nos leva ao próximo ponto!
2. A mistura perfeita de gêneros
Muitos dramas coreanos de sucesso mesclam esses gêneros e deram muito certo, “Police University” é mais um desses casos e tem drama, comédia, romance e suspense nas medidas certas! Você vai gargalhar alto com as trapalhadas dos alunos e professores diversas vezes, ao mesmo tempo em que terá borboletas no estômago com o romance e ficará intrigado e com medo dos mistérios. E ainda vai se emocionar com os personagens em alguns dramas familiares (ah, eu dei uma choradinha com a história da família do Sun Ho!).
Tudo isso funciona de maneira natural e flui bem entre um gênero e outro, um trabalho excelente dos diretores e editores do k-drama. Falando em direção, é tarefa do diretor guiar a atuação do elenco, e é disso que vêm os próximos motivos para assistir.
3. Bromance
Quem não gosta de um bom bromance, né? Eu adoro! Aquela relação de amor, ódio e muita amizade entre dois caras pode até ser mais amada que os casais apaixonados em alguns dramas. Não é o caso de “Police University”, porque nele o bromance traz o melhor dos dois mundos ao usar vários clichês românticos e ajudar a simplificar o casal principal!
Explicando melhor: a trama de “Police University” usa muitos recursos narrativos comuns de romance em k-dramas, como encontros e desencontros, coincidências absurdas e rivalidade com a dupla Dong Man e Sun Ho. Muito do que normalmente é usado apenas no casal protagonista, aqui é aplicado ao desenvolvimento da relação dos dois camaradas. O que faz da relação de Dong Man e Sun Ho bem mais dinâmica e divertida, enquanto deixa apenas a parte doce para Kang Hee e Sun Ho, assim como também dá mais tempo para estabelecer as relações deles com os colegas da universidade.
4. Química do elenco (e do casal)
Não apenas o romance funciona bem, mas todo o elenco! Apesar de “Police University” ser uma história bastante centrada no trio principal, essa comédia policial possui um time interessante de coadjuvantes, o que você pode comprovar assistindo e lendo a recente entrevista exclusiva com a atriz Seo Ye Hwa, intérprete da rígida instrutora Baek Hee, que vocês podem conferir aqui no blog.
O ambiente saudável e animado de gravação é visível nos recentes vídeos de bastidores e depoimentos dos atores. E tudo isso transparece perfeitamente na TV! Seo Ye Hwa disse que todos são gentis e atenciosos durante as filmagens. Jinyoung, Krystal e Cha Tae Hyun contaram em outro bate-papo descontraído que o clima geral do set é muito agradável. Se quer ver para crer a química real dessa turma, vocês precisam conferir a entrevista deles disponível nas redes sociais do KOCOWA (clique aqui).
Bônus: o primeiro beijo 💜
Para finalizar, nada melhor do que falar do que muitas vezes nos leva a dar play em uma série: apenas uma ótima cena de beijo já atrai uma multidão de espectadores. O primeiro beijo de “Police University” acontece logo no comecinho do episódio 6, e eu garanto que vocês não vão se arrepender de chegar até lá e adiante nesta história. Alerta de beijão, beijaço! E que ainda vai te fazer gargalhar muito depois dele!