Você sabe o que é uma webtoon? São as histórias em quadrinhos, ou manhwas digitais, publicados online primeiro na Coreia do Sul e agora em todo o mundo, tornando-se uma das principais mídias que representam a onda coreana (Hallyu).
Você com certeza já assistiu a alguns dramas inspirados neles. As webtoons são uma indústria que apenas em 2019 movimentou $ 577 milhões de dólares, de acordo com a KOCCA (Korea Creative Content Agency), e no mesmo ano teve 2.767 novos títulos publicados.
As primeiras plataformas, Daum e Naver, começaram nos longínquos anos de 2003 e 2004, e desde então virou um mercado prolífero de custos baixos de produção, se comparadas a outras, como TV e cinema. E também possibilita mais liberdade para os criadores por ser algo que não exige tanto investimento inicial.
Esse laboratório de ideias trabalha com todos os gêneros e tipos de personagens e já tem um público garantido quando chega às dezenas de adaptações para TV e até animações, que vêm sendo feitas todos os anos. “Sweet Home”, “Itaewon Class”, “True Beauty” e mais recentemente “Taxi Driver” são alguns dos dramas hit com altas classificações de audiência que saíram do mundo dos webtoons. Já “Tower of God”, do autor SIU, se tornou uma série animada.
“Taxi Driver”, inspirado em “The Deluxe Taxi” (título literal em coreano), é sobre um serviço de táxi que vinga clientes injustiçados e esquecidos pelo sistema. Em exibição no KOCOWA.
Em “The Tale of Nokdu”, um conto de época, um rapaz que precisa investigar seu passado se disfarça de mulher para entrar em uma vila de viúvas restrita a mulheres. Já disponível.
“Navillera”, “Memorist”, “Welcome”, “Rugal”, “Mystic Pop-Up Bar”, “The Tale of Nokdu”, “How to Buy a Friend” e “Extra-ordinary You” são só alguns nomes da enorme lista de dramas coreanos lançados nos últimos anos inspirados nas webcomics. “Extra-ordinary You” foi um caso ousado que usou da metalinguagem — sua história se passa no mundo dos manhwas, com todos os clichês românticos que conhecemos e também críticas aos mesmos, sendo uma paródia perfeita dos mundos que amamos mergulhar.
“Extra-ordinary You” é sobre uma personagem dentro do mundo dos manhwas que decide se voltar contra o autor e mudar sua própria história. Eun Dan Oh (Kim Hye Yoon) tenta reverter seu problema cardíaco e encontrar o verdadeiro amor, e não aquele que o escritor pretendia. Disponível no KOCOWA.
Em “How to Buy a Friend”, dois garotos completamente diferentes, um muito comem e o outro um valentão, firmam um contrato de amizade enquanto investigam um caso de suicídio que pode ter sido homicídio. Disponível no KOCOWA.
Para os consumidores, essas histórias só precisam de um aplicativo e acesso à internet, estão a um clique de distância das mãos e são parte do cotidiano de muitos coreanos e fãs internacionais. Não por acaso, mesmo em k-dramas que não são baseados nessas webcomics, o negócio está lá, em personagens que trabalham no ramo, como a produtora de Hwang Jung Eum em “To All The Guys Who Loved Me” ou a famosa webtonista ficcional de Nam Ji Hyun em “365: Repeat the Year” (ambos dramas disponíveis em português no KOCOWA).
Em “Matching! Boys Archery”, Key, do grupo Lovelyz, dá vida a uma sonhadora aspirante a webtonista que quer criar boas histórias boys love e entra para um time escolar de tiro ao arco para buscar inspiração. Este webdrama também não é adaptação, mas é ambientado neste mundo.
Kian84 — que você talvez conheça do elenco principal do “Home Alone”, o reality que apresenta as casas e hábitos de celebridades coreanas —, antes de ser uma personalidade da TV, ficou conhecido por webtoons de sucesso como “Fashion King”, que foi transformado em filme em 2014.
“Extra-ordinary You”, “Your House Helper” e “Misaeng” (Vida Incompleta) estão entre os meus favoritos. A previsão é que cerca de 70 webtoons de sucesso sejam adaptados em breve. E eu mal posso esperar para encontrar mais histórias incríveis!