Feliz Dia Internacional da Mulher, mulherada! Os dramas coreanos sempre entregaram protagonistas fortes e mulheres incríveis. Mesmo voltando no tempo, ainda encontramos clássicos dos anos 2000 com lideranças femininas inspiradoras como “Coffee Prince”, “Damo” e “Winter Sonata”.
Em 2022, isso não seria diferente. Vamos relembrar parte do melhor só com as brabas da TV coreana nos últimos anos. Momentos, cenas e frases com o poder de acolher os mais diversos estilos de mulher, independente da nacionalidade, etnia, idade, estado civil e personalidade, você vai se identificar ou encontrar forças com algumas delas!
Moonshine (Episódio 1)
“Quando uma mulher é assediada, ela só tem duas opções. Ou abaixa a cabeça, ou arranca a cabeça do agressor. Escolho a última opção” — Kang Ro Seo (Lee Hyeri)
Ela não arrancou a cabeça de ninguém, podem ficar tranquilos! Ainda assim, é uma fala poderosa enquanto Ro Seo empunha um arco e flecha na direção do homem que tirou seu dinheiro pela rua em plena luz do dia. Não para atirar de fato, mas para demonstrar seu orgulho e atitude confrontadora.
No mais recente da lista, “Moonshine”, Lee Hyeri estrela mais uma protagonista forte do seu excelente currículo de k-dramas. Neste sageuk de fusão — drama de época que mistura elementos históricos e modernos — Kang Ro Seo é uma mocinha fora dos padrões da Era Joseon, uma mulher de origem nobre que se encontra falida e, para sustentar a si e a família, está se arriscando vendendo bebidas alcóolicas ilegalmente em um período de proibição na Coreia antiga. Prepare-se para ver muitos momentos dessa heroína salvando seu par no k-drama, interpretado por Yoo Seung Ho.
Showterview with Jessi (Episódio 77)
“Se não me enquadrar nos padrões de beleza deste mundo, quero me tornar os padrões” — Hwasa
Essa citação da Hwasa é famosa! Ela disse antes em um de seus shows e o vídeo viralizou há alguns anos nas redes sociais. Trata-se da história pessoal de uma das audições da hoje cantora do grupo MAMAMOO. Antes de debutar, ela foi rejeitada nesse teste pela sua aparência e peso. Hwasa repetiu a frase recentemente durante um episódio do talk show “Showterview with Jessi”, programa de sua amiga Jessi. Na conversa, as duas melhores amigas falam sobre como gostam de ser elas mesmas acima de qualquer coisa. Amo duas lindas que se amam!
Youth of May (Episódio 1)
“Você fingiu não ter visto nada enquanto uma enfermeira era assediada. Mas, agora que eu reagi, tenho obrigações como enfermeira?” — Myung Hee (Go Min Si)
Somente a cena de apresentação dela! Conhecemos a personagem de Go Min Si, uma enfermeira vivendo os anos 1980 na cidade de Gwangju em meio à ditadura coreana, quando ela defendia sua colega de trabalho do assédio de um paciente encrenqueiro. A heroína não arreda o pé nem na frente da chefia do hospital.
Esse momento é o suficiente para o estudante de medicina Hee Tae se apaixonar à primeira vista pela corajosa moça. “Youth of May” é um melodrama de época baseado em fatos reais sobre a revolta popular durante o Massacre de Gwangju, no interior da Coreia do Sul em maio de 1980. Myung Hee continua uma heroína muito necessária nos dias atuais!
Master in the House (Episódio 131)
“Estou sendo comparada a alguém que ganhou o Grande Prêmio. Adoro isso. Significa que estou quase no nível dela.” — Jang Do Yeon
“De certa forma, posso dizer que ela é o meu exemplo. O meu exemplo é alguém que é agradavelmente engraçada.” — Park Na Rae
Dois em um! As comediantes Park Na Rae e Jang Do Yeon foram as mestras do episódio 131 do “Master in the House”. Elas são muito diferentes, em personalidade e estilo de humor, mas as duas são melhores amigas desde o início de suas carreiras na TV e por isso sempre foram comparadas e questionadas sobre se sentem inveja uma da outra. As respostas sinceras delas foram maravilhosas e cheias de admiração uma pela outra. Prepare os lencinhos, essa é uma amizade de respeito e sem competição!
Leia também: As “mulheres-maravilhas” do entretenimento coreano
Good Casting (Episódio 5)
“Não acho que seja certo presumir que mulheres de 38 anos sejam todas esposas e mães.” — Baek Chan Mi (Choi Kang Hee)
“Good Casting” é uma comédia de ação focada em três agentes especiais no maior clima As Panteras ou Três Espiãs Demais. Além de espionagem, perseguições, tiros, porrada e bomba, há também alguns momentos mais pessoais focados nas três protagonistas. No caso da agente lendária Baek Chan Mi (Choi Kang Hee), ela tem mais história do que seu incrível currículo no Serviço Nacional de Inteligência (NIS).
Ela está escondendo sua identidade do ex-namorado de 15 anos atrás, interpretado por Lee Sang Yeob, CEO da empresa onde ela está infiltrada sob um nome falso. O casal é fofo e a cena é dita numa sequência cômica por implicância da agente disfarçada. Mas não deixa de ser bem verdadeira e ter seu valor para muitas mulheres que não casam cedo ou simplesmente optam por não ter filhos. Chan Mi é a única das três agentes principais que não é casada ou tem filhos, e isso não impede que elas sejam a melhor equipe que o NIS já viu!
Dr. Romantic 2 (Episódio 14)
“Você bateu na minha cabeça primeiro. Não usou o punho, mas fez a mesma coisa. Você abusou de mim de um jeito mais sujo e desagradável do que usando o punho. Pare de me chamar com grosseria!” — Dra. Cha Eun Jae (Lee Sung Kyung)
Lee Sung Kyung é outra atriz com uma ótima filmografia de protagonistas. A estrela de “Weightlifting Fairy, Kim Bok-joo” protagonizou a segunda temporada do sucesso “Dr. Romantic”, um dos dramas médicos mais amados da k-dramaland. Nesta cena, Cha Eun Jae sofre assédio verbal por um superior bem grosseiro e abusivo e retribui com um belo tapão na cabeça dele! Depois de ouvir tanto desaforo, a mocinha até então mais frágil na história se fortalece para defender os amigos e se rebela contra as corrupções dentro do hospital Doldam. A superação da gata!
Temos bem mais momentos e frases icônicas assim na dramaland e nos programas de variedades ditas por mulheres incríveis lutando por seus espaços, falas e direitos, agora eu citei alguns mais recentes.
E vocês, têm alguma cena protagonizada por uma mulher que marcou? Aquela favorita para salvar nas notas e no coração. Conta aí nos comentários! Deixo para vocês a escolha de um oitavo momento para a lista. Estamos sempre prontos para enaltecer mais mulherões!