No final de 2020, “The Penthouse” elevou o makjang a outro nível. A estória de um assassinato na cobertura de luxo mais cara de Seul guiou uma jornada sangrenta no mundo dos 1% mais ricos. Makjang são melodramas propositalmente extremamente exagerados, e este k-drama usou e abusou dos principais ingredientes da fórmula. Tanto que dizer que a trama tem reviravoltas é simplista demais para definir.
Atenção: possíveis spoilers!
1. Segredo de nascimento
Normalmente, os segredos de nascimento são recursos usados em reviravoltas finais de um drama. Mas em “The Penthouse”, este clichê clássico é o estopim para começar a história principal. Shim Su Ryeon (Lee Ji Ah) descobre que sua filha biológica não é a pessoa de quem ela tem cuidado nos últimos 16 anos. Infelizmente, ela vai saber disso tarde demais, já que a verdadeira filha dela morrerá de forma trágica envolvendo os moradores do Hera Palace. E isso nos leva ao próximo tópico.
2. Acidentes, doenças e assassinatos
Há tantos clichês de makjang apenas no plot inicial do assassinato disfarçado de suicídio de Min Seol Ah (Jo Soo Min): segredo de nascimento, acidente fatal, mistério de quem matou, dupla identidade e ricos contra pobres. Ela cai de um arranha-céu de 100 andares em cima de uma fonte com uma enorme estátua de anjo — impossível ser mais exageradamente dramático que isso. Além dela ter ficado presa antes em um porão de máquinas e passado por uma perseguição, porque enganou os ricos fingindo ser uma tutora graduada nos EUA e abalou o ego deles.
Mas não para por aí, não mesmo. Vários episódios terão algum momento inacreditável com um personagem morrendo ou acidentes acontecendo, terminando num poderoso gancho para o próximo capítulo. Seja um carro atropelar a estudante que precisava se apresentar em um importante evento ou um político que cai escada abaixo. Até o cachorrinho da garota é acometido por uma doença e morre depois. Nem os pets se salvam no makjang!
O pai rico ter uma morte súbita também se encaixa perfeitamente nessa categoria:
3. Traição e infidelidade
A roteirista Kim Son Ok gosta de começar dramas com cenas intensas de infidelidade (olá, “The Last Empress”), e em “The Penthouse” não foi diferente, quando desde o primeiro episódio Cheon Seo Jin (Kim So Yeon) e Joo Dan Te (Uhm Ki Joon) passam a ter um caso bem embaixo do nariz de suas famílias. A fusão da psicopatia de Dan Te e das inseguranças da prima-dona Seo Jin define muitas crueldades que acontecem no drama.
Outras situações que podem ser enquadradas como traição acontecem, desde um professor de canto ensinar com informações erradas até uma mudança de ideia e de lado durante uma negociação imobiliária milionária.
4. Makeover e dupla identidade
O meu tópico makjang favorito de “The Penthouse”, porque a transformação na aparência de Park Eun Seok é impressionante. Tanto que, inicialmente, eu realmente achei que fossem duas pessoas e personagens diferentes! O belo e riquíssimo Logan Lee se disfarça para investigar a morte de Min Seol Ah e finge ser um professor de educação física na prestigiada escola de artes do drama. Com outro nome, peruca de cabelão, óculos, barba, bigode, dentes grandes e um sotaque carregado do interior, o ricaço conseguiu enganar todos do Hera Palace por um bom tempo.
5. Ricos vs. Pobres
Uma pobretona antes humilhada consegue a sorte grande e vai morar no prédio mais caro de Seul. Por que não? Melhor ainda se for para infernizar a vida da antiga colega de colégio que roubou seu prêmio, carreira como cantora lírica e até o seu ex-namorado. Oh Yoon Hee (Eugene) será a pedra no sapato dos ricos.
6. Barraco e gritaria
Grande parte do orçamento de produção de “The Penthouse” deve ter sido só para todos os itens de cenários que foram quebrados em absolutamente todos os episódios da primeira temporada! Não tem um episódio sem ataques de raiva, objetos destruídos, puxões de cabelo, gritos e humilhação. Muitos tapas, chutes e bullying escolar também estão incluídos.
7. Vingança
Todos esses exageros juntos partem de um único motivador: vingança. A refinada Su Ryeon terá inúmeros motivos para perseguir todos os vilões, sem perder a compostura.Comprove neste vídeo: