Os dramas de inverno na Coreia (nosso verão do hemisfério sul) costumam ser de destruir ou aquecer corações, assim, nos extremos. E, sem dúvidas, um dos que encheu corações dorameiros de alegria no final de 2016 foi “Weightlifting Fairy, Kim Bok-joo”. Neste artigo, vou te lembrar — ou te apresentar — um pouco da ingenuidade, da força e do swag da halterofilista Kim Bok Joo (Lee Sung Kyung) que nos conquistaram completamente.

weightlifting fairy kim bok joo Kocowa 1
Sung Kyung é realmente uma mulher alta (acho que as pernas dela são minha altura total, haha). A atriz ganhou peso antes e durante o drama, ela adotou a dieta da personagem, mas talvez por ser tão alta, mal notei diferença

Kim Bok Joo e companhia

Apesar de inicialmente eu ter sido crítica à escalação de Lee Sung Kyung para a personagem pelo fato de a mesma ser uma super modelo, e não alguém que aparenta conseguir levantar halteres, essa atriz tem uma atuação tão cativante que você perdoa em partes a caracterização um tanto falha. Sung Kyung tem um tipo de carisma que nos fisga emocionalmente, seja de raiva (oi “Cheese in the Trap”), ou por querer dar uns puxões de orelha em “It’s Okay, That’s Love”, ou de amor, como em “Weightlifting Fairy, Kim Bok-joo” (ou drama de nome tão difícil que eu quero ver você falar sem parar para respirar).

LeeSungKyung KimBokJoo Meme Kocowa

Não bastasse Lee Sung Kyung estar uma máquina de memes em “Weightlifting Fairy, Kim Bok-joo”, ela ainda nos presenteia com duas das melhores amigas que vocês vão ver em dramas coreanos. Amigas inseparáveis, pau para toda obra, diversão e noites de karaokê, churrasco e frango frito. Duvido sua barriga não roncar ao ver a dieta de halterofilistas de Jung Nan Hee (Jo Hye Jung), Lee Sun Ok (Lee Joo Young) e Bok Joo.

weightlifting fairy kim bok joo Kocowa 2

A história de Kim Bok Joo é inspirada na vida real da halterofilista Jang Mi Ran, ganhadora de medalhas de ouro em Jogos Olímpicos e nos Jogos Asiáticos e quatro vezes campeã em mundiais. O k-drama recebeu muitas críticas na Coreia antes de seu lançamento porque não gostaram da premissa de uma modelo interpretar uma halterofilista que se apaixona por um médico e vai a uma clínica de tratamento para obesidade. 

Não sei se isso influenciou mudanças prévias no roteiro, mas o drama foi na contramão do que aparentava, e só não foi melhor nos índices de audiência coreanos porque foi exibido nos mesmos dias que “Legend of the Blue Sea”, drama com Lee Min Ho e Wang Ji Hyun, atores muito queridos pelo público coreano. Contudo, como se para compensar isso, Kim Bok Joo foi um grande sucesso internacional (viva à Hallyu e aos serviços de streaming).

Nam Joo Hyuk Lee Sung Kyung weightlifting fairy kim bok joo Kocowa
Nam Joo Hyuk e Lee Sung Kyung

O casal

Não vou entrar aqui no mérito do shipp ter se tornado real por um tempo e o casal namorar de verdade, até a separação meses depois. Sou a favor de mantermos na memória o que de bom aquela história ficcional nos deixou e ensinou. “Weightlifting Fairy, Kim Bok-joo” tem um dos casais mais fofos e apaixonantes dos dramas coreanos, além de ser uma versão menos forçada do clichê de “amigos de infância”. Jung Joon Hyeong (Nam Joo Hyuk) e Bok Joo são colegas de colégio que se reencontram na universidade esportiva, ela como uma halterofilista promissora e ele como nadador prodígio, porém que está em crise.

Os dois desenvolvem um relacionamento inicialmente imaturo e desajeitado, que depois se torna algo saudável e de apoio mútuo. “Weightlifting Fairy, Kim Bok-joo” é um daqueles raros casos onde o amor começa unilateral para o protagonista, já que, neste k-drama, a mocinha primeiro se apaixona pelo primo dele! No entanto, os estágios dessa relação, seja ela imatura, unilateral ou de igualmente apaixonados, nos deram situações memoráveis em que sempre lembro desse casal com um sorriso bobo no rosto.

weightlifting fairy kim bok joo Kocowa 3
Contra todas as expectativas…. hahaha
weightlifting fairy kim bok joo Kocowa 4
“Você gosta do Messi?”

É impagável a cena em que Jung Joon Hyeong em vez de proteger a Bok Joo se protege da poça de água! E é inesquecível quando ela tenta paquerar o médico Jung Jae Yi (Jung Jae Yoon) e pergunta se ele gosta do Messi (jogador de futebol argentino). Virou um meme eterno da dramaland!

<3

Tem também aquelas que nos fazem chorar de rir ou o coração flutuar: o momento de ciúmes (justificados) mortais de Bok Joo e o lindo beijo na neve. Os dramas coreanos já capricham na direção de fotografia dos beijos, porque num drama asiático isso é um grande momento! Porém, em algumas eles arrasam mais, e eu sou totalmente apaixonada pelo visual da cena de beijo em “Weightlifting Fairy, Kim Bok-joo”.

https://www.youtube.com/watch?v=LjtLaGZeq8k
Também agradecemos a cena clichê na piscina

Um olhar sensível sobre o atleta

Revisitando a história de Kim Bok Joo e seus amigos para escrever eu me lembrei de uma qualidade do drama que é pouco comentada: atletas representados de maneira tão humana. Algo que raramente vejo em dramas coreanos. Um atleta que se lesionou e teve de se aposentar, mas virou um médico que cuida de outros atletas. Uma ginasta que sofre de distúrbios alimentares. Um nadador que confronta um trauma que à primeira vista parece pequeno: queimar a largada. Uma halterofilista que foi apenas isso durante toda a sua vida por um sonho do pai dela e sofre uma crise de identidade.

cast weightlifting fairy kim bok joo Kocowa

Atletas costumam ser vistos como símbolos de perseverança e força, mas eles são humanos, não máquinas. E é sempre bom lembrar as pressões emocionais e psicológicas pelas quais eles passam e tudo aquilo que não enxergamos por trás das medalhas e pódios.

“Weightlifting Fairy, Kim Bok-joo” desenha um “high school” saudável e acolhedor como eu, particularmente, nunca tive, e que talvez também esteja bem longe de ser a competitiva realidade coreana no sistema de ensino. Mas fazendo jus ao seu nome, é um drama que tem tanta capacidade de nos tirar um sorriso do rosto que parece até que uma fada realmente passou e nos abençoou.

Bônus

  1. Participações de Lee Jong Suk e Jisoo. E Kang Ki Young como tio da Bok Joo, melhor pessoa <3
  2. Novela brasileira passando na TV do restaurante de frango do pai da Bok Joo no episódio 2! Duvida? Não vou mostrar, vai assistir! =P

“Weightlifting Fairy, Kim Bok-joo” está disponível gratuitamente com legendas em português no Kocowa.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Write A Comment