Três anos atrás, em janeiro de 2017, encerrava-se na Coreia a transmissão de um dos dramas médicos mais populares da TV coreana em todos os tempos — “Dr. Romantic”, ou “Romantic Doctor, Teacher Kim”. Há pelo menos dois anos havia conversas entre o canal SBS, a produtora do k-drama (Samhwa Networks) e o elenco principal sobre a possibilidade de uma segunda temporada. Agora, o médico idealista e peculiar interpretado por Han Suk Kyu finalmente está de volta e mostrou mais uma vez a paixão do público sul-coreano pelo drama, com índices que já chegaram a 20%. Mas “Dr. Romantic 2” será tão popular quanto sua temporada anterior?
Ao contrário de sua sequência, que já chegou aclamada, “Dr. Romantic” teve uma trajetória de audiência crescente do final de 2016 ao começo de 2017, conquistando o público aos poucos. O k-drama estreou em 2016 com bons, mas tímidos 9,5%, sendo no início de sua exibição o sétimo programa mais assistido no país neste horário e o sexto mais visto em Seul, com 10,5%. Mas a escalada durante a transmissão foi tão impressionante naquela época que “Dr. Romantic” foi concluído com 27,6% de audiência no país e 29% na capital Seul, mantendo-se desde o episódio 9 como o programa número 1 de seu horário nobre, principalmente na capital do país.
Quase 6 milhões de coreanos assistiram a cada episódio da segunda metade do k-drama, entre 2016 e 2017. Algumas cenas, como um intenso diálogo do episódio 18 entre Kim Sa Bu (Han Suk Kyu) e Kang Dong Joo (Yoo Yeon Seok), passaram dos 30%. Aproximadamente 5.898.000 pessoas em todo o país estavam assistindo a este momento da história com os dois médicos, uma das relações mais conflitantes da primeira temporada, marcada também desde o início do drama por uma cena comovente e inspiradora que definiria a vida do jovem Dong Joo.
O sucesso foi tanto no início de 2017 que a SBS estendeu o drama com um episódio extra, um especial com mais detalhes do passado do hospital Doldam e seus personagens, totalizando-se 21 junto aos 20 já exibidos. O episódio bônus ainda triunfou com as mesmas audiências do último, de 27% nacionais. “Dr. Romantic” desbancou naquele período dramas como “Hwarang”, da KBS, e “Night Light”, da MBC, estes que eram dos mesmos dias da semana e horário.
“Dr. Romantic” teve como casal principal Yoo Yeon Seok e Seo Hyun Jin, numa química impecável que lhes renderam prêmios de melhor casal e beijo naquele ano (merecidamente). E a saída dos dois foi a diferença mais significativa para a segunda temporada, que retornou estrelada por Lee Sung Kyung e Ahn Hyo Seop ao lado do Dr. Kim, ao mesmo tempo em que a continuação manteve vários rostos da primeira temporada, como Kim Min Jae, Jin Kyung, Im Won Hee e Yoon Na Moo.
A primeira temporada foi definida por atuações marcantes do elenco principal, numa trama que envolveu muita evolução profissional e a superação de traumas pessoais. Tudo dirigido com maestria por Yoo In Sik, vencedor em 2017 no “53rd Baeksang Arts Awards” como melhor diretor, superando a direção de hits como “Goblin” e “W”, e até do eleito melhor drama “Dear My Friends”. Felizmente, “Dr. Romantic 2” manteve a direção cirúrgica de Yoo In Sik e a parceria bem sucedida com a roteirista Kang Eun Kyung. Então, não é por acaso que segunda temporada já tenha quebrado recordes em seu horário toda semana, apenas na metade do drama.
O k-drama não alcançou os 30% nas classificações gerais de 2017, logo, há uma grande expectativa para que “Dr. Romantic 2” possa superar a temporada anterior chegando aos 30% em linhas gerais de 2020. Ele começou com até 18% no episódio 2 em sua primeira semana de exibição e segue liderando seu horário às segundas e terças — obteve ótimos 20,7% de audiência em sua última transmissão, o episódio 8, que foi ao ar no dia 28 de janeiro.
Trazendo a mesma produção, parte do elenco original e uma história ainda apaixonada por salvar vidas, a continuação será tão memorável quanto a sua primeira parte? Acompanhe “Dr. Romantic 2” no KOCOWA e descubra!
Fontes: Nielsen Korea, Newsen, Naver e Wikipedia.
1 Comment
Nossa parabéns amo dorama e filmes coreano sua reportagem foi maravilhosa, fico um pouco triste que ainda não conseguimos assistir os programas de auditório legendados em português vejo no viki.Parabéns obrigada por nos informar 💚💛👏👏