Se eu fosse escolher adjetivos para definir os dramas médicos de 2019, com certeza ficaria com palavras como “extremos”, “intensos”, “furiosos” e “inovadores”, cada um se encaixando mais ou menos em alguma dessas definições. De médicos meio foras da lei, de saúde no trabalho até doenças raras, os dramas médicos de 2019 foram ao limite do corpo, da razão e dos direitos humanos. Eu não sou exatamente uma fã do gênero, tenho minha cota de “E.R.” (Plantão Médico, no Brasil), “Grey’s Anatomy” e “House” , mas como os k-dramas mesclaram o drama médico ao suspense em 2019, é algo a se destacar pela maneira única e criativa que renovou o gênero.

doctor prisoner
<strong>Doctor Prisoner<strong>

Doctor Prisoner

Sinopse: Na Yi Je se formou em uma faculdade regional de medicina, mas conseguiu se tornar o ás do Departamento de Emergência no Hospital Taekang, o hospital universitário mais conhecido de Seul. No entanto, ele foi demitido por causa de um incidente com o filho do presidente do hospital. Quando ele decidiu se candidatar ao cargo de chefe de enfermaria em uma prisão, as pessoas pensaram que ele era um santo ou um louco, mas ele não era nenhum dos dois.

Durante os três anos de espera, ele aprendeu uma lição importante: para um homem de origem humilde, é preciso ter conexões poderosas que o ajudem a alcançar o sucesso. Claro, o lugar com as melhores conexões é a enfermaria da prisão. Esta história não se trata de um drama médico ou de um romance policial. Esta é a história de um homem que quer vingança e justiça, e que fará uso de todos os métodos possíveis que os corruptos utilizam para alcançar seu objetivo. Vê-lo se tornar um vilão para enfrentar a própria vilania é algo peculiar, mas muito prazeroso.

Não sei se a culpa é da dualidade do Namgoong Min em nos fazer amar personagens suspeitos e excêntricos (beijos, “Chief Kim”) ou se é tudo pelos ricos oportunistas e corruptos, mas “Doctor Prisoner” pode te fazer apoiar atitudes perigosas e muito erradas. Ao conhecermos o passado do médico Na Yi Je, sentimos por quem ele se tornou, procuramos ver se ainda existe o “eu” dele do passado, enquanto apoiamos todas as loucuras que Dr. Na faz por vingança e nos perguntamos se enlouquecemos junto dele.

“Doctor Prisoner” tem um médico da prisão que busca vingança e usa de meios extremos (e nada saudáveis para seus pacientes) para manter os contatos que precisa e, assim, realizar seus planos. Seu enredo peculiar mostra como pessoas influentes se submetem a quase morte para conseguirem ser dispensadas da prisão. É um suspense tenso e denso com atuações marcantes e foi um dos k-dramas mais premiados no “KBS Drama Awards” em 2019.

kocowa new drama doctor john
<strong>Doctor John<strong>

Doctor John

Sinopse: A medicina moderna avançou rapidamente, e é bem mais provável que médicos consigam salvar a vida de um paciente à beira da morte hoje em dia do que em qualquer outra época. Entretanto, é preciso levar em consideração se prolongar a vida de um paciente é o que ele realmente quer e se isso o fará feliz. Cha Yo Han é um médico promissor que precisa de apenas 10 segundos para descobrir a condição de um paciente. Kang Si Young é uma médica com um coração bondoso. Ela vem de uma família de médicos. Um dia, ela deixa o hospital de repente.

Um ano depois, ela vai à penitenciária para trabalhar como médica temporária e conhece um prisioneiro que era médico. Depois de conhecê-lo, a vida de Si Young muda completamente. Quando Kang Si Young decide voltar a trabalhar no hospital, ela encontra o prisioneiro novamente, mas, dessa vez, ele é professor. Doctor John é um drama médico sobre anestesistas que procuram a causa da dor misteriosa dos pacientes. Mais do que médicos, eles são como detetives atrás de um suspeito.

Um dos meus dramas favoritos de 2019, não tem como algo liderado por Ji Sung dar errado, sempre com sua atuação tão precisa e emotiva. Neste também temos suspense, mas com menos ação e violência do que “Doctor Prisoner” e com um clima mais parecido com a série americana “House”. Em “Doctor John”, é o nosso próprio corpo e doenças misteriosas que o massacram, por isso o médico anestesiologista Cha Yo Han (Ji Sung) investiga doenças raras, enquanto alivia a dor de seus pacientes. Este drama médico é adaptação de um livro japonês e discute com precisão cirúrgica temas polêmicos como eutanásia. Eu falei apenas sobre ele na resenha “A ousadia visual de Doctor John”, onde comento a história e como sua direção de fotografia ajuda a contá-la.

Eu amo um atorzão <3
Doctor Detective

Doctor Detective

Sinopse: Na sociedade moderna, há pessoas que sofrem por serem negligenciadas. Com frequência, elas se envolvem em acidentes de trabalho e acabam morrendo. A maioria desses acidentes poderia ser evitada se houvesse mais organização e atenção. No entanto, algumas empresas dos setores privado e público preferem reduzir custos a investir em prevenção. É assim que esses acidentes acontecem.

Doctor Detective é um drama onde profissionais e especialistas da área de Saúde do Trabalho investigam a verdade por trás dos acidentes. Joong Eun, uma médica talentosa, se junta à equipe do Centro de Doenças não Diagnosticadas num momento difícil de sua vida. Ela começa a investigar as doenças de seus pacientes causadas por acidentes de trabalho e a revelar a verdade ocultada por quem está no poder.

Este tem a temática mais diferente de todos os três da lista. Vingança é um tema comum nos mais diversos gêneros, e investigar doenças raras já foi feito antes, mas eu nunca tinha assistido a uma série que focasse em saúde e segurança no trabalho como “Doctor Detective” faz. Considero este um “drama irmão” de “Doctor John”, porque ambos foram lançados na mesma temporada e exibidos igualmente toda semana em dias diferentes, porém com focos distintos e eu diria até complementares. Discutir o direito ou não à vida em situação crítica é tão importante quanto refletir sobre o cotidiano inseguro que muitos podem estar vivendo em seus empregos.

Doctor Detective mainc ast
<strong>Lee Ki Woo Park Jin Hee e Bong Tae Kyu Os protagonistas de Doctor Detective<strong>

A médica Do Joong Eun (Park Jin Hee) já fez parte de uma rica família dona de conglomerado, e agora, além de lutar pela guarda de sua filha, ela decide confrontá-los também em outras frentes, junto a uma organização governamental. Park Jin Hee não fica devendo em nada como protagonista, “Doctor Detective” possui personagens e atuações tão competentes quanto os outros dramas já citados aqui, mas com o charme de ser liderado (muito bem) por uma força feminina. Não conhecia o trabalho da atriz e fui totalmente conquistada.

Os efeitos especiais para cada investigação também são um show à parte, colocando visualmente a médica detetive no centro do caso e nos fazendo ver pelo seu ponto de vista enquanto analisa tudo. A narrativa é realmente rica e emocionante por ser baseada em casos verídicos, exibindo até trechos documentais das pessoas reais, como ao final do segundo episódio, por exemplo — mas para você conhecer este caso, terá de aguentar ver o belo Kwak Dong Yeon sofrendo até a morte.

Menções honrosas

Não são exatamente dramas médicos, mas também tem suspense e a medicina como parte importante da história: o jurídico “Partners for Justice 2”, que alcançou ainda mais audiência do que sua temporada de 2018, e o histórico “Different Dreams”, que se passa na Coreia ocupada pelo Japão (ambos disponíveis no KOCOWA). Os coreanos amam dramas médicos, e a tendência de 2019 se manteve forte. Voltado mais para o romance e melodrama, “Chocolate” (meu queridinho do momento) chegou no final de 2019 e está atualmente no ar, tendo foco numa clínica de tratamento paliativo para pacientes com doenças terminais (o choro é livre).

Tivemos recentemente a estreia da segunda temporada de “Dr. Romantic”, que já retornou aclamado alcançando 14% e 20% de audiência em seus primeiro e segundo dias de exibição, respectivamente (drama legendado em português no KOCOWA). E ainda vem por aí “Wise Doctor Life”. Espero que todos sejam tão ousados e intensos quanto os de 2019.

Os três k-dramas da lista estão completos legendados em português no KOCOWA.
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Write A Comment