Tudo começou em Seul, Coreia, 1998. Uma série de crimes hediondos assola a capital sul-coreana e exige uma transformação no sistema de investigação policial. Minissérie em 12 episódios, “Through the Darkness” conta passo a passo sobre o início da análise de comportamento criminal auxiliada pela psicologia para prever os homicídios antes que eles aconteçam. O investigador Song Ha Young e o perito forense Kook Young Soo precisam entender a mente sombria dos criminosos e pensar como eles para desvendar seus métodos perversos e motivações para as mortes.
O suspense “Through the Darkness” voltou com sua aguardada parte dois após três semanas consecutivas de pausa devido aos Jogos Olímpicos de Inverno em Beijing. Os episódios do 1 ao 8 já estão disponíveis e a reta final vem aí aos sábados e domingos no KOCOWA. Então confira tudo o que você precisa saber sobre essa produção baseada em fatos reais que conta a evolução da investigação policial coreana nos anos 2000.
A primeira equipe de Análise do Comportamento do Criminoso da Coreia
Song Ha Young (Kim Nam Gil) é um policial que se importa e entende como as pessoas se sentem, apesar de parecer frio e por isso não ser nada popular entre seus colegas de trabalho. Kook Young Soo (Jin Seon Gyu), reconhecido chefe do Serviço Forense Nacional, é o primeiro a sentir que a polícia precisava começar a analisar o comportamento dos criminosos, e ele vê o empático Ha Young como a pessoa perfeita para ser o profiler da nova equipe.
Uma aposta certeira, já que Ha Young consegue solucionar os misteriosos casos de femicídios que assolaram Seul no final dos anos 1990, quando todos à sua volta insistiam em fechar o caso com o suspeito mais óbvio. Essa situação se torna a oportunidade perfeita para começar o departamento que Young Soo tanto solicitava, que não inicia suas análises da melhor maneira possível — em uma sala suja de depósito no térreo da Central da Polícia de Seul, com apenas um animado estagiário de estatística para os ajudar.
O uso de técnicas profiling para identificar suspeitos
Após a criação da equipe para análise de comportamento de criminosos, Song Ha Young e Kook Young Soo fazem suas pesquisas pouco a pouco e acumulam dados por meio de entrevistas com detentos, o que Ha Young vinha fazendo há algum tempo, a contragosto da polícia. Ao mesmo tempo, um segundo e angustiante caso envolvendo desaparecimento e morte de uma criança acontece, em uma investigação difícil de encontrar suspeitos.
Esse caso brutal foi um ponto de virada para a nova equipe que ainda enfrenta muita resistência da instituição sobre seus diferentes métodos. Ha Young e Kook Soo unem forças com a policial Yoon Tae Goo (Kim So Jin) e conseguem pegar o verdadeiro culpado após traçar seu perfil de criminoso.
O surgimento de um psicopata serial killer no início dos anos 2000
Os anos vão passando e novos mistérios vão surgindo. Três assassinatos em série com um total de dez vítimas ocorreram em várias partes de Seul no começo dos anos 2000, e todos com os padrões de assaltos em casas luxuosas com uma arma específica para o crime e os mesmos rastros. A polícia mal imaginava também que o autor desses crimes tinha um crachá policial falsificado de nada mais nada menos do que o líder da equipe de análise de comportamento, Yong Soo.
Desde os primeiros momentos, “Through the Darkness” demonstra inspiração em séries ocidentais com enredos similares como “Mindhunter” (Netflix) para roteiro e “True Detective” (HBO) para fotografia. Assim como a série norte-americana “Mindhunter”, “Through the Darkness” é baseado na história real do primeiro profiler criminal do país e segue os casos de maneira procedural — um caso é investigado a cada dois episódios do drama.
O elenco está excelente em seus papéis, e o ritmo do drama prende a sua atenção do início ao fim de cada episódio. Um k-drama imperdível para os fãs de suspense policial e que querem conhecer mais da recente história sul-coreana.
Confira o teaser:
Referências: (1)