Desde que anunciaram esta colaboração eu não fiquei um dia sequer sem pensar nela, pela reunião de dois artistas coreanos que estão entre os meus favoritos. Esperei ansiosamente pelo novo single da estrela IU, com participação e produção de nada menos do que Suga, do BTS. IU é conhecida por ser uma boa compositora, mas seu trabalho está ainda mais maduro e nos surpreendendo a cada novo comeback. Enquanto que o rapper Suga já é também um respeitado e premiado produtor musical, além de membro da boy band mais popular no mundo. Então, os fãs esperaram a própria reinvenção do k-pop, tamanho foi o hype.
Quando “eight” foi lançada oficialmente no dia 6 de maio, depois de passarmos dias em surto a cada novo teaser, IU e Suga entregaram uma melancólica balada pop rock sobre memórias, por meio de um belíssimo MV, que misturou desde ficção científica futurista até animação fantástica. Os temas, metáforas visuais do MV e letra fizeram muitos fãs ao redor do mundo teorizarem se a música é sobre Sulli e Jonghyun, algo que não foi diretamente confirmado pela cantora. IU declarou em seu fancafe oficial apenas o seguinte:
“As músicas que lancei antes foram escritas em um formato de ensaio, em que eu estava conversando diretamente com o ouvinte. Mas na minha música ‘Eight’, usei várias metáforas e uma personagem fictícia que se chama ‘você’ para contar a história dos meus 28 anos, como um conto [literário]. Não tenho certeza se isso vem do meu estado pessoal de emoções ou se vem da atmosfera geral de nossa sociedade em meio a tempos difíceis — talvez ambos. Mas sempre me lembrarei do meu 28º ano como um período de constante desamparo e letargia, junto a um desejo pela “Ilha Laranja”, onde não havia tristeza e ‘nós’ fomos capazes de ser livres”.
A letra é composição dos dois, IU e Suga, além de ser mais uma música da cantora em sua série sobre as idades — “Twenty-three” (23), “Palette” (25) e “eight” (28) —, neste último, a idade coreana dela e também do produtor musical, SUGA. Isso confirmado pela artista em seu canal no YouTube, IU TV:
O single “eight” está há dias acumulando “All Kill” — certificado para o 1º lugar em tempo real em todos os streamings de música coreanos —, ficou em primeiro lugar também no iTunes dos Estados Unidos e mais 59 países. Com certeza, não vai parar de acumular recordes tão cedo. No dia 11 de maio de 2020, na Coreia, “eight” teve seu “Perfect All-Kill”, por ter liderado o gráfico semanal do iChart, segundo a própria empresa.
Suga já foi premiado no Melon Music Awards de 2017 por seu trabalho de produção em “Wine”, single da cantora SURAN, com quem ele também tem um dueto, “So Far Away”, música presente na mixtape do rapper, AgustD, lançada em 2016. “Wine” foi um grande hit em seu ano de lançamento, não é de hoje que o trabalho de Suga como produtor se destaca nas paradas musicais.
Para ir além da música, você pode assistir ao Min Yoongi com o BTS em diversos programas disponíveis no KOCOWA.
Já IU, nome artístico de Lee Ji Eun, além de cantora premiada que lota estádios com ingressos esgotados em segundos, se estabeleceu também como uma atriz talentosa, sendo indicada dois anos consecutivos como Melhor Atriz no Baeksang Arts Awards de 2019 por sua incrível atuação em “My Mister”, e agora novamente cotada na mesma categoria por sua protagonista icônica em “Hotel Del Luna”. O KOCOWA está cheio de dramas antigos da IU, seus primeiros trabalhos como atriz, mas todos ainda sem legendas em português, infelizmente. Poxa, nunca vi pedidos para eles: “The Producers”, “Bel Ami”, “You Are The Best” e “Dream High”. Vamos pedir juntos?
Um deles vai estar disponível em breve legendado em português: “Dream High”, estreia da IU na TV, estrelado também por Bae Suzy, Ok Taec Yeon e Kim Soo Hyun. Enquanto espera o resultado do Baeksang 2020 e as legendas de “Dream High”, não deixe de dar seu stream no hino “eight” e curtir os conteúdos do BTS no KOCOWA.