Eu sou viciada em perceber padrões e a indústria de entretenimento é cheia deles, com os dramas coreanos não seria diferente. E tem um padrão (e tendência) de moda que se repetiu na minha cara em dramas recentes, e só com “Secret Boutique” eu percebi: a extrema diferença entre figurinos de 2018 e 2019 usados pelas mesmas atrizes.
Se em 2017 e 2018 a Coreia abraçou o gênero cotidiano “slice of life” em suas narrativas, e isso se refletiu em figurinos ultra básicos das atrizes nos dramas, desde o final de 2018 vem-se abandonando isso aos poucos até chegar em k-dramas de 2019, que foram o auge do luxo — nas roupas e joias, já que as desgraças nas vidas das personagens continuam firmes e fortes. Segue então uma lista de atrizes que foram do quase nada ao tudo.
Kim Sun Ah
Vou começar falando dela, que com seu k-drama iluminou minha mente. Ano passado assisti também com Kim Sun Ah como protagonista o drama “Should We Kiss First?”, e as situações e os figurinos não poderiam estar mais diferentes. Kim Sun Ah como a comissária de bordo veterana Ahn Soon Jin não tinha um guarda roupa do mais variado e elegante, tanto que algumas vezes ela teve que pegar peças emprestadas de sua amiga Lee Mi Ra (com mais poder aquisitivo), interpretada pela maravilhosa Ye Ji Won. Empréstimos esses que renderam situações constrangedoras e cômicas.
Para Soon Jin, que perdeu até a própria casa levada pelas circunstâncias do abandono dela mesma com sua vida, trabalho e relacionamentos, devido à depressão, as roupas variavam entre uniforme de trabalho e o que a hipoteca ainda não levou. Kim Sun Ah é uma mulher que perdeu quase tudo em “Should We Kiss First?” e luta contra os poderosos. Vocês conseguiriam imaginar essa mesma atriz um ano depois como uma elegante dona de uma loja luxuosa, que é o recanto criminoso dos ricos? Agora, ela é Jenny Jang e não enfrenta a elite, mas une forças para ter poder.
Shin Hye Sun
O ano de 2018 foi mesmo o de mulheres que perderam tudo. Impossível não falar de outro drama da SBS — “Still 17” — sobre uma jovem violinista de 17 anos que sofre um acidente de ônibus e fica 13 anos em coma no hospital, acordando depois como uma mulher de 30 anos, sem nem ter visto esse tempo passar como a maioria de nós. Então, já é de se esperar que nestas condições ela não teria muitas opções da última moda. E claro, ela também precisou pegar roupas emprestadas por um bom tempo.
Quem diria que no ano seguinte, a jovem musa dos dramas sofridos, Shin Hye Sun, deixaria para trás a heroína solar e otimista de “Still 17” para virar a amargurada e riquíssima Lee Yeon Seo, de “Angel’s Last Mission: Love”. Todavia, com a vida tão difícil quanto sua protagonista anterior, Woo Seo Ri. Yeon Seo poderia estar emocionalmente na pior — já que com uma família daquelas, quem precisa de inimigos, não é mesmo? — mas ela sempre esteve impecável no visual, que ia de clássicos Chanel, até tendências que evocam Vivienne Westwood. Apesar disso, meu “look” favorito dela é com um acessório que nem mesmo Victoria’s Secret pode oferecer: o anjo Dan (Kim Myung Soo).
IU
IU foi outra atriz que esteve nos extremos em guarda-roupas e personalidades opostas em 2018 e 2019, com sua heroína sombria de “My Mister”, a qual mal tinha meias para usar e basicamente sempre usava a mesma roupa. Se IU teve, como Lee Ji An, cinco conjuntos de roupas, eu ficaria surpresa. Contudo, a Idol do K-pop e atriz, vem se superando em seu trabalho de atuação, e saiu de uma trama totalmente realista e crua para ir longe em 2019, chegando até o outro mundo, o dos mortos, em “Hotel Del Luna” com sua excêntrica, consumista e poderosa Jang Man Wol.
Bônus
Melhor ainda foi “The Secret Life of My Secretary” que nem precisou sair do mesmo drama para usar a tática do “tudo ou nada” no visual. Mas neste eu confesso que amo até os sapatos ortopédicos terríveis de Jung Gal Hee (Jin Ki Joo), suas meias de coração e o cardigã vermelho que a identificava. Deixo os looks chiques e extravagantes da Veronica Park apenas para a icônica Veronica Park verdadeira (Kim Jae Kyung).
Assista a “Secret Boutique”, “Still 17”, “Angel’s Last Mission: Love” e “The Secret Life of My Secretary” com legendas em português no Kocowa Brasil.