Algumas profissões têm sido essenciais durante a pandemia, desde profissionais de saúde na linha de frente (já fiz uma listinha em 2020) até trabalhadores de supermercados e farmácias, todos que não puderam parar independente de restrições e fechamentos regionais. Mas em tempos de fake news, há mais um profissional importante: o jornalista. 

O último 7 de abril foi o Dia do Jornalista no Brasil, e preparei uma lista de k-dramas disponíveis em português para relembrarmos a data daqueles que exercem a atividade (muitas vezes amarga) de estar sempre informados e noticiando fatos (e dados científicos comprovados). Sejam eles repórteres em campo, redatores na mesa ou âncoras na bancada, os jornalistas também são guerreiros do cotidiano em um trabalho de relevância cidadã.

Healer (2014)

Ji Chang Wook, Park Min Young e Yoo Ji Tae estrelam este drama coreano que aborda liberdade de imprensa, censura, ditadura e não esquecermos jamais aqueles que foram vítimas de períodos sombrios da história de um país sem democracia. Ji Tae está impecável no papel do âncora Kim Moon Ho, popular no drama pelas suas investigações apuradas. No passado, ele perdeu entes queridos para policiais corruptos e tem inimigos mais próximos a ele do que imagina. 

Chae Young Shin (Park Min Young) é uma jovem repórter atrevida de um pequeno portal online que teve um passado difícil, enquanto Seo Jung Hoo (Ji Chang Wook) é um misterioso mensageiro que pega uns freelas muito loucos e vive isolado da sociedade — o “Healer” do título! Eles dois são as pessoas que o jornalista Kim quer proteger expondo a verdade do passado deles e da sociedade sob censura. Com uma narrativa que mistura perfeitamente suspense, romance, melodrama e muita ação, “Healer” é um deleite para jornalistas e para qualquer fã de k-dramas.


Pinocchio (2014)

Parece que o tema do poder da mídia estava em alta nos k-dramas em 2014, e “Pinocchio” foi outro do mesmo ano que abordou o mundo das notícias. Estrelado por Lee Jong Suk, Park Shin Hye, Kim Young Kwang e Lee Yu Bi, esta é uma história que segue “a vida de repórteres engajados em uma batalha feroz em busca da verdade 24 horas por dia”.

“Pinocchio” é também sobre o potencial destrutivo da mídia sensacionalista. Choi Dal Po (Lee Jong Suk) teve sua vida e família destruídos por causa de uma notícia falsa que foi levada a sério e usada para conseguir audiência por uma repórter de TV. Para piorar, essa mesma mulher é a mãe da sobrinha de mentirinha e grande paixão dele — Choi In Ha (Park Shin Hye), que decide seguir os passos da mãe e virar jornalista, já que ela tem síndrome de pinóquio e não consegue mentir sem soluçar. 

Guiada pela ideia de que esta profissão lida apenas com a verdade, In Ha vai se desiludir ao descobrir que nem sempre é assim, dependendo da índole do veículo de comunicação e das pessoas. Mas ela terá o tio postiço ao seu lado, já que Dal Po engole todo o seu ódio da mídia “abutre” e decide embarcar nessa mesma jornada.


Find me in your memory

Find Me In Your Memory (2020)

Kim Dong Wook dá vida a Lee Jung Hoon, o repórter e âncora implacável de “Find Me In Your Memory”, conhecido pelas entrevistas ousadas e por trazer reportagens que expõem problemas sociais, corrupção e abuso de poder. Há muito tempo eu não via uma representação tão positiva da figura responsável do jornalista, apesar deste ser um melodrama romântico de fantasia em que o protagonista tem supermemória e lembra de tudo que já viveu. 

O carisma do protagonista se completa perfeitamente ao lado do time da redação de telejornalismo que o ajuda a investigar os casos exibidos na TV. Enquanto a estrela Yeo Ha Jin (Moon Ga Young) sofre duras críticas da mídia apenas por ser uma atriz espontânea e sincera sobre quem é e o que sente, mostrando o lado nada glamouroso da fama para uma mulher.

Confira um trecho do episódio 2:


Delayed Justice (2020)

O drama jurídico e de comédia com as estrelas mais veteranas dessa lista traz o “jornalismo à moda antiga” e todo o romantismo da bela escrita de um caça furos de reportagem. 

O advogado Park Tae Young (Kwon Sang Woo) trabalha apenas tendo o ensino médio no currículo e a aprovação na ordem dos advogados mesmo sem diploma da faculdade. O jornalista Park Sam Soo (Bae Sung Woon, posteriormente substituído por Jung Woo Sung) se graduou em uma universidade do interior e conseguiu um bom emprego em Seul, mas acabou desempregado por causa de um político. Os dois formam uma clássica dupla de “underdogs” — heróis azarões dos oprimidos.

Enquanto Lee Yoo Kyung (Kim Joo Hyun) é uma jovem jornalista obstinada e empática que se inspira no “jornalismo raiz” de Sam Soo e traz uma perspectiva do que é ser uma recém formada entrando neste mercado de trabalho nos dias de hoje.

Confira um trecho do episódio 1:


E vocês, quais são seus jornalistas preferidos dos k-dramas?

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Write A Comment