Os dramas históricos coreanos são conhecidos pelas narrativas emocionantes, batalhas mortais e cenários deslumbrantes da antiga monarquia coreana — neste último, a transformação do elenco faz parte dos visuais. O KOCOWA já possui uma ótima seleção de sageuks legendados em português, então segue uma lista de títulos em que você encontrará belos atores em hanboks, trajes da realeza e visuais únicos.

Sung Hoon, em “The Great Doctor”

Sung Hoon é Cheon Eum Ja, um dos muitos personagens com superpoderes deste drama histórico e de fantasia. Ele é parte da gangue dos vilões de “The Great Doctor” (“Faith”), estrelado por Lee Min Ho e Kim Hee Sun. Eum Ja possui uma flauta na qual usa magia sonora, ele consegue controlar sons de maneira mortal e ainda ter uma audição diferenciada, além das habilidades marciais. Sung Hoon também é modelo e ex-atleta da natação, logo a transformação que lembra um poderoso personagem de anime japonês (Sesshoumaru, é você?) lhe caiu como uma luva.


Kwak Dong Yeon, em “Love in the Moonlight”

Recentemente, Park Bo Gum vestiu hanbok de novo após algum tempo, no drama “Record of Youth” (Passarela dos Sonhos). Mas no drama histórico estrelado por ele antes, outra pessoa também se destacou. Apesar de não ser o protagonista ou a heroína fingindo ser outra pessoa (a protagonista finge ser homem para sobreviver), o visual do jovem ator Kwak Dong Yeon no sageuk romântico de 2016 foi um dos mais impactantes, e muitos fãs continuam lembrando dele, graças ao personagem que parece saído de um manhwa (quadrinhos coreanos) de tão lindo. O habilidoso guarda-costas da família real estrela um bela amizade (bromance!) com o príncipe, interpretado por Park Bo Gum.


The Nokdu Flower

Jo Jung Suk, em “The Nokdu Flower”

Quem vê Jo Jung Suk como o médico moderno de “cara limpa” em “Hospital Playlist”, talvez não conheça sua aparência rústica como guerreiro do povo em “The Nokdu Flower”. No épico baseado em fatos históricos reais, o ator veterano é semelhante a um bastardo, já que seu pai é da elite, mas sua mãe não. Baek Yi Kang luta pelo povo humilde de Joseon (nome antigo da Coreia), então é um personagem sem tempo para ser vaidoso. Logo, barba na cara, pele bronzeada, sangue, suor e lágrimas foram seus traços marcantes.


Lee Seung Gi, em “Kangchi, the Beginning” (“Gu Family Book”)

A maior transformação, de verdade, dessa lista, mas não só pelas roupas e cabelo — Lee Seung Gi vai além em “Kangchi, the Beginning”, porque ele interpreta Kangchi, que é metade homem, metade gumiho (a famosa raposa de nove caldas do folclore coreano). Para tal, o épico de fantasia abusou de lentes e maquiagem para fazer o ator parecer mesmo um ser mítico nos momentos em que o personagem mestiço se transforma em sua versão gumiho imortal. O clássico de 2013 foi o último drama de época do ator, que só voltaria a ter outra transformação em 2017 com a fantasia moderna “A Korean Odyssey” (Uma Odisseia Coreana).

Menção honrosa: Choi Jin Hyuk como o pai gumiho!

<strong>Jung Il Woo Kim Soo Hyun e Song Jae Rim em The Moon That Embraces The Sun<strong>

Song Jae Rim, em “The Moon That Embraces The Sun”

Neste caso, trata-se de como a aparência do ator era realmente quando filmaram o drama. Hoje em dia, Song Jae Rim aparece raramente com cabelos longos, mas na época do clássico “The Moon That Embraces The Sun” ele usou seu próprio cabelo para ser um dos guerreiros do drama histórico. Nos sageuks é comum que os atores usem apliques para simular a aparência de homens medievais. Porém alguns deixam o cabelo grande propositalmente para o personagem, como Jae Rim fez para interpretar Kim Jae Woon. Grata pelo mimo, o ator e modelo ficava belíssimo nesse visual e rendeu ótimos ensaios fotográficos na época.


Ji Chang Wook, em “Empress Ki” e “Warrior Baek Dong Soo”

Outro exemplo onde a mudança vai muito além do figurino, perucas e maquiagem dos dramas de época. Ji Chang Wook interpretou o guerreiro Dong Soo antes de fazer a cirurgia que mudaria seu rosto, principalmente nas partes dos olhos e nariz (o sorriso sempre foi o mesmo). Sua antiga aparência combinava bem com o personagem título mais rústico de “Warrior Baek Dong Soo”, já que seu olhar era mais intenso. 

Após as transformações faciais, o ator retornou em outro drama histórico — “Empress Ki” — onde como alguém da nobreza, seu novo rosto lhe caiu bem. Ji Chang Wook não trabalhou em dramas históricos depois, mas o legado desses permaneceu. Os dois dramas foram premiados e sucessos de audiência e fundamentais para definir seu caminho até o estrelato no começo dos anos 2010.


Menções honrosas

“Hwarang” (“The Poet Warrior Youth”) e “Moon Lovers” (“Scarlet Heart Ryeo”) foram oportunidades únicas para vermos muitos ídolos do k-pop e “flower boys” (rapazes bonitos) reunidos usando hanboks, perucas e adereços.

<strong>Hwarang da esquerda para direita Do Ji han Park Seo Joon Choi Min Ho SHINee Jo Yoon Woo Park Hyung Sik e Kim Tae Hyung V do BTS <strong>
<strong>Moon Lovers da esquerda para direita Yoon Sun Woo Baekhyun Ji Soo Kang Ha Neul IU Lee Joon Ki Nam Joo Hyuk e Hong Jong Hyun<strong>
The Tale of Nokdu Jang Dong Yoon Kim So Hyun
<strong>Jang Dong Yoon em The Tale of Nokdu<strong>

Enquanto que em “The Tale of Nokdu” tivemos o auge da transformação de um personagem masculino em sageuk quando Jang Dong Yoon estrelou um personagem que se veste de mulher para realizar uma investigação dentro de uma vila de viúvas onde só vivem mulheres.

São muitos dramas históricos, belezas distintas e mudanças diversas. Qual é o seu visual de época favorito?

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Write A Comment