É isso mesmo que você leu! Segundo dados do Twitter, os brasileiros são a sexta nação que mais fala sobre k-pop no mundo, na maior rede social interativa do planeta internet. O site é uma máquina poderosa para descobrirmos tendências culturais e políticas, é no Twitter que temos alguma ideia do que está “na boca do povo”, quais são os assuntos do momento. O assunto k-pop é um dos mais falados pelos fãs do gênero, que dominam a rede do pássaro azul. 

O Twitter sul-coreano liberou no final do ano passado o relatório anual chamado “#ThisHappened2019, e, ao contrário dos anos anteriores, em 2019, o Twitter da Coreia não se concentrou apenas nas tendências de seu país e divulgou também estatísticas mundiais, tendo duas categorias específicas para o k-pop. A seguir, algumas informações liberadas pelo site que mostram a força do Brasil e do k-pop na rede!

Os países que mais twittaram sobre o K-pop em 2019:

  1. Tailândia
  2. Coreia do Sul
  3. Indonésia
  4. Estados Unidos
  5. Filipinas
  6. Brasil
  7. Malásia
  8. Japão
  9. México
  10. Argentina

As 10 contas de K-pop mais mencionadas no mundo em 2019:

  1. BTS
  2. EXO
  3. GOT7
  4. MONSTA X
  5. BLACKPINK
  6. SEVENTEEN
  7. Baekhyun (EXO)
  8. NCT 127
  9. TXT
  10. BamBam (GOT7)

As contas de K-pop que mais cresceram em 2019 (se comparadas a dados de 2018):

  1. BLACKPINK
  2. SuperM
  3. TXT
  4. Stray Kids
  5. WayV
  6. ATEEZ
  7. X1
  8. ITZY
  9. AB6IX
  10. (G) I-DLE
bts amas
<strong>BTS rei no Twitter há anos~<strong>

BTS

O BTS apoiou toda a sua trajetória nesta rede social, sendo hoje uma das maiores contas do site, que movimenta milhões de tweets por mês, seja a cada notícia do grupo, comeback ou campanhas organizadas pelos fãs para enaltecer integrantes.

<strong>Hashtags de k pop mais populares de 2019 Quatro delas relacionadas ao BTS<strong>

Alguns dados recentes do Bangtan:

  • o principal usuário global do Twitter em 2019 foi o BTS (@BTS_twt);
  • a conta oficial do BTS no Twitter foi a mais mencionada do site, pelo terceiro ano consecutivo;
  • o vídeo do Jungkook, membro mais jovem do BTS, dançando “Bad Guy”, da Billie Eilish, acumulou mais de 25,7 milhões de visualizações, 950.000 retweets e 2,2 milhões de curtidas, tornando-se um dos tweets mais curtidos no mundo;
Jungkook (BTS) dançando “Bad Guy” foi um dos tweets mais curtidos de 2019

O k-pop na mídia brasileira

Uma notícia recente que sacudiu a internet foi o anúncio de casamento do cantor CHEN, do grupo EXO. E para surpreender mais ainda, a noiva está grávida. A maioria dos fãs internacionais do EXO não sabia que o ídolo estava namorando. Logo, a informação foi uma surpresa e tanto. Só nas tendências brasileiras do site Twitter, este assunto ficou cerca de 24 horas entre os mais falados, com uma média de mais de 2 milhões de tweets ao longo do dia 13 de janeiro de 2020. O ano já começou muito agitado para o k-pop!  

exo chen marry
<strong>A serenidade no olhar do Chen sabendo que enlouqueceu a internet<strong>

No mesmo dia 13, o filme sul-coreano Parasita recebeu seis indicações ao Oscar, algo inédito para o cinema coreano. No entanto, o assunto mais falado da Coreia também foi o anúncio de noivado do Chen, quase como se Brasil e Coreia fossem o mesmo lugar! Observem o poder internacional da Hallyu. O alcance foi tanto que o burburinho nas redes sociais foi noticiado até no programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, a maior emissora de TV do Brasil.

Uma das aparições mais interessantes que vimos recentemente foi no Greg News, programa de humor do canal a cabo HBO, apresentado pelo humorista Gregório Duvivier. O episódio “K-POP” foi um momento muito divertido, claro, mas também uma das vezes em que o k-pop foi falado da maneira mais respeitosa e informativa na mídia brasileira. Gregório apresentou um panorama cultural e socioeconômico da música pop sul-coreana, mostrando a importância para o desenvolvimento e influência internacional do país asiático. Recomendo!

O vídeo do Greg News ficou mais de 1 dia entre os 10 mais assistidos do YouTube

Um programa citado neste episódio do Greg News foi o ISAC! Isso mesmo, o Idol Star Athletics Championships, a competição esportiva de ídolos do canal MBC. A imagem de capa do vídeo é o trecho cômico em que o apresentador imita a expressão da estrela Irene, do Red Velvet. Ela competiu no arco e flecha em edições anteriores e acertou até a câmera!

2020 Idol Star Athletics Championships
<strong>Ídolos no ISAC 2020 Especial de Ano Novo<strong>

No ar há muitos anos, pela primeira vez o ISAC (2020 Especial de Ano Novo) está sendo transmitido AO VIVO para outros países no KOCOWA. E muito em breve teremos a temporada de ano novo 2020 completa legendada em português para os brasileiros.

Os ídolos estão por todo o catálogo do KOCOWA, em dramas e programas de variedades. São inúmeras as possibilidades de título, e para conhecer melhor essa parte importante do serviço, acessem os espaços específicos de k-pop no site e App do streaming (clique aqui ou no botão abaixo).

Fontes: Twitter Korea

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Write A Comment