Dramas românticos são os favoritos de k-dramas no Brasil, e alguns se destacaram no primeiro ano do KOCOWA por aqui. Na lista que mescla comédias românticas, melodramas, dramas médicos e fantasia (você pode conferir o ranking aqui), o que mais me chamou a atenção foi como a maioria dessas histórias traz protagonistas definidos por suas limitações e vulnerabilidades.

“Love With Flaws”, a comédia romântica mais assistida do KOCOWA e o sexto mais visto entre todos os programas, tem uma protagonista que detesta homens bonitos (Oh Yeon Seo), apesar de ser irmã de três belíssimos. O que a princípio parece completamente ridículo e sem sentido estava relacionado ao passado dela. Faz parte da comédia as reações de abominação dela a caras bonitos, e o drama não tem problemas em mostrar o quão ridículos somos baseados em nossos preconceitos — e defeitos, os nossos ou os dos outros.

Em “Find Me in Your Memory”, a heroína simplesmente abdicou de parte importante da vida dela ao apagar da memória o que era (in)conveniente. A atriz Yeo Ha Jin (Moon Ga Young) precisou abraçar a sua fraqueza de encarar os fatos para sobreviver e seguir em frente, vivendo como se estivesse atuando em um filme constantemente. Em nenhum momento eu a vi mais fraca por isso, ela foi extremamente humana por demonstrar o tamanho de sua dor e como era difícil viver com aquilo.

“I Am Not a Robot” possui um protagonista que não consegue tocar nas pessoas e, consequentemente, vive sozinho por isso. Sua coestrela “robô” poderá trazê-lo de volta à sociedade porque ele acredita que ela não é humana, e a alergia de Kim Min Kyu (Yoo Seung Ho) estava em mente e coração. Cenas vergonhosas (e engraçadas) não faltaram devido ao exagero dele em fugir de perto de outras pessoas.

Em “Dr. Romantic 2” temos uma cirurgiã que não consegue operar. O quão absurdo isso parece, não é? Como uma pessoa que passa mal e vomita ao dissecar um corpo se tornará uma boa médica? Somos apresentados a Cha Eun Jae (Lee Sung Kyung), sendo ela alguém que não consegue fazer o básico em sua profissão. Mesmo que isso seja um drama médico, o roteiro não tem medo de defini-la pela sua limitação, aquilo será fundamental para o crescimento da personagem em meio ao aprendizado que sempre transforma as pessoas no Hospital Doldam (e fez deste drama um sucesso em duas temporadas).

Na encantadora fantasia “Extra-ordinary You”, conhecemos uma protagonista que, na verdade, não é nada principal, ela é figurante no universo mágico dos quadrinhos, e em “Angel’s Last Mission: Love”, seguimos uma bailarina que não consegue mais dançar (e isso é o mesmo que a morte no balé). Com o apoio de seus pares, elas são capazes de superar de cegueiras a problemas no coração. Eun Dan Oh (Kim Hye Yoon) pôde mudar a sua história e Lee Yun Seo (Shin Hye Sun) descobrir o amor e dançar a peça mais bela, mesmo que víssemos todas as suas falhas e entraves a cada nova situação e desafio.

Não é novidade que personagens em dramas sofrem, porém nessas histórias não tivemos apenas heróis puros, obstinados e inabaláveis, por mais inspiradores que estes também sejam. Os fãs brasileiros abraçaram narrativas sobre pessoas em que enxergamos muito bem os efeitos práticos das rachaduras da vida (que todos temos) e como eles lidam com isso, mesmo que seja de maneira vergonhosa e pouco heroica. Ainda assim, foram dramas para nos fazer rir e chorar. Foram os que nos conquistaram em um ano no KOCOWA.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Write A Comment