Devido à pandemia do coronavírus, a maioria dos estudantes voltou para casa em pleno início do ano letivo no Brasil. Todos estão estudando online, longe das salas de aula e distantes fisicamente dos colegas e professores. Mas a Coreia tem uma cartela de opções para vocês matarem as saudades da escola por meio de diversos dramas escolares. Segue uma lista dos que estão atualmente disponíveis com legendas em português no KOCOWA.
Série School
Dramas: “School 2013”, “Who Are You?” (School 2015) e “School 2017”.
A série School foi originalmente criada em 1999 pelo canal KBS e foi responsável pela estreia na TV de muitas estrelas veteranas ativas até hoje — Jang Hyuk, Im Soo Jung, Gong Yoo, Kim Min Hee são só alguns dos nomes. O drama escolar teve quatro temporadas e retornou após 12 anos de hiato, com “School 2013”, tendo depois as edições de 2015, “Who Are You”, e “School 2017”, e mantendo o potencial de definir a carreira de novatos. Apesar de conter semelhanças, cada drama da série School também tem personalidade própria.
“School 2013” foi liderado por rostos muito conhecidos da Hallyu — Lee Jong Suk, Kim Woo Bin, Jang Nara, Daniel Choi — e era mais focado em alunos problemáticos, repleto de adolescentes rebeldes em uma das piores escolas de Seul, em que professores têm o desafio de mudar isso.
“Who Are You”, de 2015, é o School mais intimista e com aspectos de melodrama clássico, tendo clichês como segredo de nascimento, irmãos perdidos e dupla identidade. E é justamente a questão de identidade da protagonista, “quem eu sou?”, que irá guiar o tom de um School mais focado nos personagens do que somente nas situações difíceis que um estudante pobre passa.
“School 2017” esteve mais de acordo com os temas em evidência agora, como a pressão do sistema educacional coreano (que teve seu ápice de atenção no sucesso de “SKY Castle”) e a maneira como a diferença social afeta a rotina dos estudantes. Ainda assim, este é o mais leve dos três School recentes, o 2017 tem até um super-herói misterioso que se rebela contra o sistema de ensino e uma escola. Este k-drama foi responsável pela estreia ou por destacar diversos atores e atrizes que tiveram papéis principais recentemente, como Kim Se Jeong, Jang Dong Yoon, Seol In Ah e Rowoon. Você pode conferir em mais detalhes nesta outra lista: “Onde está agora o elenco de School 2017”.
Minidramas e adaptações
Dramas: “How to Buy a Friend”, “Extra-ordinary You”, “Everything and Nothing” e “Just Dance”.
“How to Buy a Friend” e “Extra-ordinary You” são duas adaptações de webtoon e trazem consigo a linguagem dinâmica dos quadrinhos, ainda que usem muito bem o potencial do audiovisual para contar suas histórias.
Se você quer mais ação, poesia e mistério, fique com “How to Buy a Friend” e sua “amizade por contrato”, em apenas 8 episódios de 30 minutos e estrelado pelos atores Lee Shin Young (“Crash Landing on You”), Shin Seung Ho (“At Eighteen” e “A-TEEN”) e Kim So Hye (I.O.I).
Se quiser assistir a uma comédia romântica inesquecível, veja “Extra-ordinary You”, o único drama de fantasia da lista, em uma história que está dentro do mundo dos quadrinhos e é protagonizado por uma dupla que tenta burlar os desejos do autor e criar sua própria história, de maneira muito inspiradora. O drama marcou os primeiros protagonistas de Rowoon (SF9) e Kim Hye Yoon (“SKY Castle”) e foi uma das surpresas mais agradáveis de 2019 (sempre que posso falo dele, e já deve ser a milésima vez que o panfleto por aqui).
Já falei de “Everything and Nothing” e “Just Dance” várias vezes por aqui, em outros posts (estes: link 1, link 2 e link 3). Gosto muito dos dois dramas, que são menos “fofinhos” e mais inquietantes, uma qualidade dessas duas histórias cheias reflexões sobre vida, sonhos e amadurecimento. “Everything and Nothing” tem apenas 4 episódios de 30 minutos e “Just Dance” possui 16 episódios de 30 minutos, ambos são perfeitos para ver em um dia. Maratonei os dois porque fui totalmente fisgada pelos enredos, pode acontecer o mesmo com vocês.
Webdramas
Dramas: “FAILing in Love” e “A-TEEN”
Se você procura histórias que vão mais direto ao ponto, os webdramas são a melhor opção, curtos e com enredos simples. “FAILing in Love” é centrado em três amigos de infância que estão no ensino médio e as mudanças que ocorrem nessas antigas relações. Mesmo com a simplicidade do formato para a web, “FAILing in Love” trouxe em 2019 uma história madura e um jeito único de mostrar um triângulo amoroso. Demonstrando a coragem do webdrama para ir além de clichês recorrentes em romances, escolares ou não.
“A-TEEN” foi um hit na web coreana em 2018 e lançou muitos dos rostos que estamos vendo agora em dramas jovens da TV tradicional. O webdrama é a história de duas amigas com o mesmo nome, Do Ha Na (Shin Ye Eun) e Kim Ha Na (Lee Na Eun), duas meninas bem diferentes que dividem a amizade e o nome, e um belo dia recebem uma declaração anônima online de alguém que diz gostar da “Ha Na da turma 2”, quando as duas são da mesma turma! “A-TEEN” fala de maneira fluída, leve e objetiva sobre inseguranças da adolescência, quem você é e quer ser, por meio dos diferentes pontos de vista de todos os personagens. Isso enquanto nos confunde o tempo todo sobre quem será o autor da confissão de amor.
Clássico
Drama: “The Heirs”
Assista a “The Heirs” e você encontrará versões mais jovens de quase todos os atores que têm papéis principais atualmente nos dramas. O hit drama escolar de 2013 é da roteirista de “Goblin”, “Descendants of the Sun”, “Mr. Sunshine” e do atual “The King: Eternal Monarch” e foi um sucesso de audiência na época que saiu, tornando-se um clássico que alavancou a carreira daquele elenco. A história é focada em estudantes ricos do ensino médio e uma menina pobre (Park Shin Hye) que ganha uma bolsa nessa escola de elite, enquanto se envolve romanticamente com o filho da família rica (Lee Min Ho) para a qual sua mãe trabalha como doméstica.
Em breve, os clássicos escolares “Dream High” 1 e 2 também estarão disponíveis em português no KOCOWA. Por enquanto, escolha bem um drama nessa lista e volte às aulas com maratonas escolares da segurança de sua casa.