Poucos temas rendem histórias pessoais de superação tão boas quanto o esporte. Temos filmes clássicos que provam isso, como a franquia “Rocky”, ou como o indicado ao Oscar “O homem que mudou o jogo” (“Moneyball”), um longa sobre administração no beisebol protagonizado pelo astro Brad Pitt e que eu suspeito ter sido uma grande inspiração para “Stove League” (já fica a dica de filme).

Mas o KOCOWA está cheio de k-dramas com atletas se superando, cada um do seu jeito único — e essa é a melhor parte, são tão diversos que há boas histórias de esportes para todos os gostos. Segue a lista!

O webdrama sobre tiro com arco

“Matching! Boys Archery” pode agradar aos fãs de dramas BL (boys love) ou os que gostam de histórias que tratam do universo dos quadrinhos online, os webtoon, já que a protagonista sonha em ser uma “webtonista” famosa. Onde o esporte entra nessa história? Na verdade, será toda a história, só que do webtoon da Hong Shi Ah (Kei, do Lovelyz). Ela se infiltra como assistente em um time escolar de tiro com arco, cheio de rapazes bonitos e material perfeito para inspirá-la. Claro que isso vai dar errado em algum momento, e passaremos por várias cenas hilárias de ter vergonha alheia. Mas Shi Ah transformará esse time, e teremos uma divertida (e curta) trajetória dos piores arqueiros se tornando as melhores versões de si mesmos.

cast weightlifting fairy kim bok joo Kocowa

A fada do levantamento de peso

Eu já dei uma lista de motivos para “Weightlifting Fairy, Kim Bok-joo” ser bom como ele é no artigo de 2019 “3 motivos para provar que Kim Bok Joo é uma fada preciosa”, mas é sempre bom voltar a enfatizar. Nele, Lee Sung Kyung (de “Dr. Romantic 2”) interpreta Kim Bok Joo, uma halterofilista universitária que nunca tinha sido outra coisa em sua vida além de uma atleta — e também filha, sobrinha e amiga maravilhosa, vale destacar. Mas um dos momentos mais marcantes do drama é justamente quando ela tem uma crise de identidade. Onde começa e onde termina a Kim Bok Joo atleta? Nada mais normal do que ela se sentir assim durante os seus 20 e poucos anos, quando começamos a vida adulta de fato. Por isso, nos identificamos e torcemos muito pela recuperação emocional dela. Afinal, quem nunca se perguntou se algo que sempre fez era o que realmente deveria estar fazendo agora?

LeeSungKyung KimBokJoo Meme Kocowa
E ela também nos rende ótimos memes

Além dela, em “Weightlifting Fairy, Kim Bok-joo” acompanhamos histórias na natação com o par romântico de Kim Bok Joo, estrelado por Nam Joo Hyuk, num dos poucos momentos em dramas coreanos que vi alguém indo à terapia. E isso foi bonito de se ver, o nadador curando seu trauma pelas largadas que estragou. Outra personagem que possui uma trama complicada (e muitas vezes triste) é a ginasta interpretada por Kyung Soo Jin. Sim, Kim Bok Joo e sua turma formam toda uma linda história de superação pelo esporte!

just dance drama Kocowa

O escolar de dança

“Just Dance” talvez não seja considerado por todos como uma história de esporte, mas eu o considero assim, até pelo fato dele ter outros títulos como “Dance Sports Girls” e se referirem muitas vezes dessa forma ao clube de dança esportiva. Semelhante a “Matching! Boys Archery” e “Weightlifting Fairy, Kim Bok-joo”, este também é um enredo jovem e acompanha um clube de dança no ensino médio pouco antes de irem para a faculdade ou começarem a procurar empregos, numa pequena cidade baseada em indústria naval. Não assisti ao documentário no qual “Just Dance” é inspirado — e premiado como “Melhor Mostra Educacional” no 54º Baeksang Arts Awards —, mas garanto que o drama de curtos 16 episódios tem uma das representações mais fiéis que já assisti sobre o auge da adolescência.

Foi doloroso e saudoso observar essas adolescentes tendo pela primeira vez memórias tão belas e marcantes em suas vidas, que eram uma mais complicada do que a outra. Tudo proporcionado pela ajuda de um professor maravilhoso, daqueles de guardar no coração porque mudam vidas. E será justamente esse professor que irá inspirar alunas de uma escola vocacional a darem tudo de si pela dança, para competir no campeonato nacional e salvar o professor que elas tanto amam de ser transferido para outra escola. Park Se Wan (“Never Twice”), Jang Dong Yoon (“The Tale of Nokdu”) e um talentoso elenco dão vida ao acolhedor grupo de dança que surgiu quando um time de meninas mais precisava. Você nunca mais assistirá algo sobre salsa e tango do mesmo jeito (nem com o mesmo visual retrô encantador).

E vocês, já assistiram a algum desses k-dramas? Ou tem alguma história esportiva favorita? Conheça essas e outras sagas de superação na coleção “KOCOWA All Stars”, disponível no site e App KOCOWA, uma lista de atletas incríveis!

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

2 Comments

Write A Comment