Uma conquista das mulheres também está na ficção: assistirmos a personagens femininas mais complexas, com histórias diversas e personalidades únicas. Tal qual personagens masculinos que sempre tivemos de todos os tipos. Uma das vantagens disso é termos a chance de ver também heroínas não tão convencionais e diferentes das tradicionais protagonistas resilientes e bondosas de muitos melodramas e romances. Todos amaremos pelo menos uma heroína sombria em algum momento.

Uma lista que não para de crescer é a de mulheres no suspense em narrativas cada vez mais ricas (às vezes com personagens literalmente ricas), e no último ano tivemos elencos femininos liderando muito bem o gênero. Segue uma lista de três deles que estão legendados em português no KOCOWA.

Secret Boutique

Família, vingança e relações que oscilam entre a honra e a usurpação. Poderia ser um filme italiano de máfia estrelado por muitos homens, mas é “Secret Boutique”, k-drama de 2019 completamente liderado por mulheres e três gerações de atrizes. Este noir moderno é sobre a vingança pessoal de Jenny Jang (Kim Sun Ah), dona da butique que dá título ao drama, e você não saberá com o que mais se espanta nesta história — se com o passado trágico da heroína sombria, se com as reviravoltas dos planos dela ou se pelo figurino sofisticado de cair o queixo. 

A veterana Kim Sun Ah vinha de tramas diferentes, um melodrama de roupas básicas (“Should We Kiss First?”) e um suspense denso (“Children of Nobody”), até chegar ao ambiente luxuoso e ganancioso de “Secret Boutique”, onde toda a pompa de sua loja é para administrar os podres de ricos e poderosos, tudo para Jenny Jang recuperar o que é seu por direito.

secret boutique kdrama
Elenco de Secret Boutique durante a coletiva de estreia

Jang Mi Hee, a mais velha do elenco, interpreta uma vilã implacável com claros sinais de psicopatia. A filha mimada da antagonista ganha forma pela atuação de Park Hee Bon. E a jovem Go Min Shi estrela uma íntegra jogadora amadora de baduk. Esse time de personagens e atrizes tão diferentes são a força que move “Secret Boutique”, em uma trama que mergulha no mundo hipócrita de status, poder e dinheiro. Temos galãs também, como Kim Jae Young, mas toda a narrativa será movida pelas mulheres, em função de seus desejos, sejam eles nobres ou não.

VIP korean new drama

VIP

Em “VIP” todos têm segredos, e a história traz o gosto amargo da ilusão de acharmos que conhecemos muito bem aqueles que estão sempre conosco. Ele foi um dos maiores sucessos de audiência da SBS em 2019, porque Jang Na Ra tem esse poder. Mas nesse drama ela vem muito bem acompanhada por um elenco feminino que vai fazer você se descabelar em teorias sobre “quem está fazendo o quê?”, “quem é a amante do Sung Joon?”. Mesmo que a trama pareça girar apenas em torno da traição de um homem, questões conjugais e o mundo de exclusividades extremas dos ricos, “VIP” mostra situações desconfortáveis da mulher na sociedade e no mercado de trabalho.

Vemos diferentes tipos de ser mulheres. Na Jung Sun (Jang Na Ra) permanece alguém muito profissional e que protege suas colegas de trabalho, mesmo com sua vida pessoal desabando — de todos os k-dramas que citarei nessa lista, é a heroína mais ética e altruísta. Lee Hyun Ah (Lee Chung Ah, belíssima) exibe liberdade sexual, respeito às suas convicções e confiança na vida que ela quer levar. Enquanto Song Mi Na (Kwak Sun Young) traz as dores e alegrias de ser uma mãe que precisa trabalhar ao tempo que cuida dos filhos pequenos.

Woman of 9.9 Billion

Cho Yeo Jung estrela “Woman of 9.9 Billion” como uma mulher completamente oposta à rica ingênua e cômica que conhecemos em Parasita, longa vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2020. Jung Seo Yeon não é só uma mulher que encontra quase 10 bilhões de wons, ela também é alguém que irá te deixar sem fôlego numa história cínica e perversa, que mostra o pior lado do ser humano. A protagonista vive um caso com um homem casado, marido de uma antiga colega e também conhecido de seu marido abusivo. 

Aviso para quem tiver possíveis gatilhos com violência contra a mulher, um tema exibido desde o começo através do marido da protagonista. Seo Yeon vive com um homem violento, enquanto trabalha como diarista. Para alguém que não via mais sentido em nada e não havia o que perder, além de sua sanidade que já tinha desaparecido, 9.9 bilhões de wons ilegais surgem como a oportunidade perfeita para ela mudar de vida, não importa o quão desonesto isso pareça.

Famílias corrompidas, vidas sem amor e romance, mentiras, traições e poucas pessoas em quem confiar. “Secret Boutique”, “VIP” e “Woman of 9.9 Billion” mostram o pior das pessoas, ao contrário de muitas comédias românticas que assistimos. O mundo não foi bom para estas heroínas, e mesmo que sejam mulheres moralmente imperfeitas, ainda vemos a fúria feminina contra o mundo.

+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0

Write A Comment