Apesar de ser um gênero muito popular no ocidente, a comédia romântica tem lá suas limitações. Mas apenas se estiver sozinha. Os dramas asiáticos “romcom” (Romantic Comedy) tornam-se poderosos se combinados adequadamente a outros gêneros, como a fantasia. A fantasia em si já é um tipo superpoderoso, e, acredite, não só pela magia. Narrativamente, ela consegue agregar muitos estilos e nuances — pode ir do melodrama ao cômico ou do suspense à ação num piscar de olhos. Afinal, se a ficção já é fora da realidade, acrescente magia e a transforme em algo fantástico e sem limites, seja por agregar lendas, robôs ou divindades.

A fantasia chega a um público amplo por essa versatilidade, e na trajetória dos dramas coreanos criou clássicos influentes e alavancou carreiras. Quando foi unida à comédia romântica, a magia fez clássicos definitivos como “Master’s Sun”, “My Love From the Star” e “Kangchi, the Beginning” (aka “Gu Family Book”), lançados em 2013 e que foram marcos em orçamento (muito pelos efeitos especiais pioneiros em k-dramas), inovadores em marketing na Hallyu e k-dramas que consolidaram mais ainda carreiras já estabelecidas ou deram destaque a novatos.

<a href=httpswwwkocowacomseriesmy girlfriend is a gumiho2113784><strong>My Girlfriend Is a Gumiho<strong><a>

Dos citados, “Kangchi, the Beginning” é o mais voltado ao melodrama por ser uma história inteiramente de época, mas Lee Seung Gi havia estrelado antes outra fantasia mais para a comédia e o romance — “My Girlfriend Is a Gumiho”. Acho que ele gostou de fantasias e gumihos, né? Já foi um e namorou uma. Clássico de 2010 estrelado pela belíssima Shin Min Ah, “My Girlfriend Is a Gumiho” é das irmãs Hong — Hong Jeong Eun, Hong Mi Ran —, as mesmas criadoras de “Master’s Sun” e especialistas em misturar comédia e fantasia, com seus personagens caricatos e ordinários, porém carismáticos e irresistíveis. Há um tipo de amor “guilty pleasure” quando gostamos de produções das Hong e seus personagens absurdos de fantasias.

Masters Sun GongHyoJin SoJiSub Kocowa
<strong>Gong Hyo Jin e So Ji Sub em <strong><a href=httpswwwkocowacomseriesmasters sun545063><strong>Masters Sun<strong><a><strong> <strong>

Por acaso, vi vários dramas dessa dupla de roteiristas, os elencos são um ímã para fãs como nós. Contudo, “Master’s Sun” continua meu favorito, a história de uma mulher (Gong Hyo Jin maravilhosa) que atrai fantasmas por onde passa e descobre um escudo de proteção no (nada mais, nada menos) corpo do So Ji Sub! O melhor argumento (cômico) para unir um casal em todos os tempos, sem dúvida. Toda a estrutura narrativa envolvendo fantasmas e os casos para resolver do outro mundo em “Master’s Sun” é uma inspiração direta para os dramas das irmãs roteiristas que vieram depois, como “A Korean Odyssey” e “Hotel Del Luna”.

<a href=httpswwwkocowacomseriesmy love from the star545040><strong>My Love From the Star<strong><a>

Falando em referências, “Goblin” não teria o mesmo impacto na Coreia se não fosse a memória afetiva criada por “My Love From the Star”. A SBS parecia determinada em dominar o gênero naquela época por ter lançado dois sucessos seguidos. Protagonizado por um jovem Kim Soo Hyun no papel do alienígena que vive há 400 anos na Terra e por Jun Ji Jyun quase numa versão irreverente de si mesma como a temperamental estrela hallyu Chun Song Yi, “My Love From the Star” já trazia toda a melancolia e beleza em conhecer um ser poderoso e onipresente na história da humanidade, e aquela mistura entre passado e presente que muitos adoram. Mas bem além das risadas, do romance icônico cheio de falas sarcásticas e dos efeitos visuais, este k-drama foi um marco na publicidade de produtos, ou o tal do “Product placement”, ainda mais comum nos dias atuais. Resumindo: deu-nos muito entretenimento e dinheiro para a Coreia.

<strong>Jun Ji Hyun e Kim Soo Hyun em My Love From the Star<strong>

A ultrapopular atriz Jun Ji Hyun fez seu retorno aos dramas de TV apenas em 2017 com “The Legend of the Blue Sea”, também pela SBS e novamente em uma fantasia, mas dessa vez ela que era o ser “não humano”, uma bela sereia! O ano de 2017 foi intenso para o gênero, além de sereias tivemos semideuses (“Goblin”), pequenas mulheres superfortes (“Strong Woman Do Bong Soon”), sobrenatural e vidas passadas (“Chicago Typewriter”), viagens no tempo (“Go Back Couple”, “Best Punch”), premonições (“While You Were Sleeping”), entre outros.

Como em 2017, há anos em que a fantasia brilha mais, e 2019 com certeza foi um desses, ao trazer anjos, perfumes mágicos, realidades paralelas e até mundos imaginários criando vida própria. Se em 2019 por um lado tivemos um auge de suspenses noir, no outro o que mais se destacou foram as fantasias. Algumas até com suspense, como “Welcome 2 Life” e “The Item”. E claro, também temos aqueles que estão lado a lado com a comédia romântica, prontíssimas e unidas para nos presentear de novo com grandes hits!

<a href=httpswwwkocowacomseriesangels last mission love1594842><strong>Angels Last Mission Love<strong><a>

Na fantasia romântica “Angel’s Last Mission: Love” tivemos cristianismo e ficamos encantadas pelo anjo Dan (Kim Myung Soo), mas este drama também foi pura arte ao nos jogar com toda técnica e emoção no fascinante universo do balé. Eu não sabia se ficava mais impressionada com as asas do Dan ou se com Lee Yeon Seo (Shin Hye Sun) hipnotizante dançando “Giselle”. Mesmo com toda essa carga dramática, há muitos momentos divertidos com o casal, e conhecemos um lado mais humorista e exagerado do L.

Extra ordinary you
<a href=httpswwwkocowacomseriesextra ordinary you2308937><strong>Extra ordinary You<strong><a>

No segundo semestre de 2019, o dono dos meus surtos, risos e choros tem sido “Extra-ordinary You”, uma história que se passa dentro de outra história! Os personagens desse drama são personagens dentro do mundo (aqui mágico) dos manhwas (quadrinhos coreanos). Um dia, uma figurante se dá conta de sua existência nesse mundo e resolve mudar a sua própria história. Eu simplesmente não consigo escolher apenas uma pessoa para elogiar, o elenco jovem deste drama está incrível! Mas a parte cômica não seria a mesma sem Kim Hye Yoon, ela está impagável como a determinada Eun Dan Oh.

“Daebak!” Hahaha

E novamente somos agraciados com um romance inacreditável de tão puro e complicado, num mundo ficcional onde tudo parece conspirar contra a felicidade dos envolvidos, como é comum em todas as fantasias, em que o destino costuma ser o grande vilão, para a saga dos protagonistas e para nós, que ao vermos pelo lado romântico apenas desejamos finais felizes para os casais que tanto nos fizeram sorrir.

Essa cena = tudo pra mim

Gostaram? Penso em fazer depois uma “parte 2” sobre fantasias. Comentem para eu saber se vocês aprovam essa ideia! Assista a vários K-dramas citados neste artigo com legendas em português no Kocowa Brasil 😉

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Write A Comment