Ah, as premiações! Há quem as ame e quem as odeie. Odeiam porque talvez ignorem seus k-dramas favoritos, ou amam porque os reconhecem. Eu gosto para descobrir programas de TV e filmes ou comprovar que devo dar atenção a alguns deles. Não fiquei exatamente surpresa com diversos vencedores de 2019 nas premiações coreanas, e dos que assisti posso comprovar que foram muito merecidos. 

As premiações dos canais para seus próprios dramas podem até parecer algo “bairrista” e tendencioso, mas são uma ótima ajuda para revisar sua lista dos ainda não assistidos (aproveite que dezembro e janeiro tiveram poucas estreias e assista aos de 2019 que faltam!) e um bom termômetro para o Baeksang Arts Awards, importante premiação geral que acontecerá daqui a alguns meses.

Segue um resumo dos principais vencedores do final de 2019 e comentários do que podemos esperar para o Baeksang 2020.

<strong>Gong Hyo Jin recebeu o prêmio mais importante do KBS Drama Awards<strong>

KBS Drama Awards

“When the Camellia Blooms” foi o grande vencedor do evento, com 12 prêmios no total. Concordo totalmente que foi um dos melhores dramas coreanos de 2019 e foi merecido o Daesang, Grande Prêmio da noite, ter sido da Gong Hyo Jin, pela primeira vez na carreira da atriz veterana. Os “Daesang” são prêmios do tipo honraria em que o artista o recebe pelo conjunto de seu trabalho, tudo o que realizou. Então é um ponto alto na carreira de uma celebridade coreana.

Acompanho o trabalho da Gong Hyo Jin há muitos anos, já assisti diversos dramas da atriz. “It’s Okay, That’s Love” é um dos meus favoritos, e mesmo assim, “When the Camellia Blooms” foi uma experiência única. Foi a primeira vez que eu vi uma Hyo Jin mãe e ao lado de tantas mulheres incríveis como as da cidade de Ongsan.

“Além de receber o Grande Prêmio, este ano com este drama recebi tanto amor que podia sentir por toda a minha pele. Muitas pessoas dizem que esse drama as confortou e animou, mas todos os atores foram consolados e apoiados trabalhando nele. Todos do elenco e membros da equipe, sem arrependimentos, realmente gostaram de trabalhar e sentiram pena de cada dia que chegava ao fim. Foi uma experiência de filmagem tão especial… eu pensei que nunca estaria em um drama assim tão cedo, me sinto estranha agora. É uma pena dizer que é meu vigésimo aniversário desde a minha estreia diante de um ator sênior como Yoo Dong Kun. Espero que eu possa ser uma atriz que recebe um grande prêmio assim depois de 20 anos. Vou me cuidar e farei o meu melhor para isso. Aprecio poder atuar com base em um bom roteiro. Foram lembranças e tempos inesquecíveis para mim.” — Gong Hyo Jin

“When the Camellia Blooms” foi um sucesso enorme de audiência e crítica, mostra as mulheres e a maternidade como uma grande força da natureza, além de ter atuações incríveis, um dos melhores casais de 2019 e um vilão horripilante. Com certeza, terá indicações no Baeksang 2020, e eu estou na torcida para o Kang Ha Neul como melhor ator, por ser meu personagem masculino favorito do ano passado. Torço também pela impecável Lee Jung Eun para melhor atriz coadjuvante, ela interpretou a mãe de Hyo Jin e já está nos holofotes mundo afora, graças ao premiado filme “Parasite”.

Outras categorias do Baeksang que eu acho que “When the Camellia Blooms” pode concorrer são as de melhor drama, roteiro, direção e melhor novo ator com o “pitico” talentoso Kim Kang Hoon.

Kim Kang Hoon ❤️ Pil Gu

Muitos outros k-dramas, casais e atuações que acompanhei em 2019 no KOCOWA saíram premiados do “KBS Drama Awards”, a lista é extensa, mas vou resumir os que mais levaram estatuetas: “Angel’s Last Mission: Love”, “Liver or Die”, “The Tale of Nokdu”, “Doctor Prisoner” e “Mother of Mine”.

<strong>Kim Nam Gil e The Fiery Priest foram os mais premiados no SBS Drama Awards<strong>

SBS Drama Awards

O principal vencedor do evento foi a comédia e ação “The Fiery Priest”, uma das maiores audiências de 2019 na TV coreana, repetindo a dose dos antecessores do roteirista Park Jae Bum, “Good Doctor” e “Good Manager” (aka “Chief Kim”). Este trabalho deu a Kim Nam Gil o primeiro Daesang da carreira do ator, que é bem ativo no cinema sul-coreano, mas ano passado agraciou os telespectadores com esse papel que ele interpretou tão intensamente e rendeu pelo menos duas idas ao hospital por Nam Gil ter se machucado em cenas de ação ao não usar dublê em tudo.

Pela data de lançamento de “The Fiery Priest” (ou Padre pistola como apelidamos carinhosamente no Brasil) no primeiro semestre de 2019, Kim Nam Gil já foi indicado ano passado no Baeksang, merecidamente como melhor ator. Então, o k-drama não deve estar na edição deste ano da premiação geral, pois já concorreu.

Os outros dramas da SBS mais premiados da noite foram “Vagabond” e “VIP”, dois que acredito terem chances de indicação no Baeksang — “VIP” em categorias de atuação e “Vagabond” em categorias técnicas.

<strong>Kim Dong Wook premiado mais de uma vez em 2019 por <strong><a href=httpswwwkocowacomseriesspecial labor inspector mr jo1444747><strong>Special Labor Inspector Mr Jo<strong><a><strong> <strong>

MBC Drama Awards

Já na MBC, a premiação foi mais equilibrada e não teve um drama que saiu levando quase tudo. Contudo, destaque para “Special Labor Inspector, Mr. Jo”, que levou cinco prêmios para casa, e para seu protagonista Kim Dong Wook, que recebeu o grande prêmio Daesang, além do prêmio de excelência na categoria masculina para os dramas de segunda e terça. Ele já havia vencido como melhor ator com esse drama em 2019 no evento internacional “Seoul Drama Awards”. Realmente, o ano passado foi bom para Kim Dong Wook! Ator que conheci no clássico de 2007 “Coffee Prince” ❤️ Será que ele ainda emenda uma indicação no Baeksang este ano?

“Extra-ordinary You” ganhou prêmios pontuais, mas merecidos de tal forma que se a MBC não tivesse os dado eu teria ido lá na porta da emissora bater panela. A adaptação de webtoon foi a escolha dos telespectadores como drama do ano (certíssimos), enquanto os talentosos atores do trio principal Kim Hye Yoon, Rowoon e Lee Jae Wook receberam como revelações do ano. Outros dramas que marcaram presença nas estatuetas: “Rookie Historian Goo Hae Ryung”, “Partners for Justice 2” e “One Spring Night”.

Você pode assistir a todas estas premiações no Kocowa, mas apenas com legendas em inglês.

Agora é ficar de olho nos dramas lançados até abril de 2020 para sabermos quem serão os concorrentes do Baeksang, ainda tem muita água para rolar embaixo dessa ponte! Já tenho algumas apostas de dramas lançados em dezembro e janeiro, mas conto numa próxima. 😉

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Write A Comment