“Fix You”, o drama que prometeu que curaria nossas almas enquanto o assistimos, está atualmente na metade de sua exibição. Embora esta história de 32 episódios vá além disso, pois ainda se trata de um drama médico, e somos apresentados a diversos quadros psiquiátricos por meio das vidas ficcionais de pacientes que poderiam ser pessoas reais. “Fix You” não só cura nossas almas quebradas, como também nos ensina sobre a empatia para reparar a alma do outro. Confira a seguir alguns diagnósticos que tivemos até o episódio 16 do k-drama.

*Cuidado com possíveis traumas e gatilhos assistindo ao drama ou lendo esse texto. E não tente se autodiagnosticar, já que se trata de uma história de ficção. O ideal é procurar assistência médica especializada com profissionais de psicologia e psiquiatria.

Transtorno de personalidade borderline (TPB)

Também conhecido como transtorno de personalidade limítrofe, a paciente borderline de “Fix You” é a heroína principal interpretada por Jung So Min. Acompanhamos desde o início do drama o tratamento da atriz de musicais Han Woo Joo, seus ataques de raiva que atrapalham seu trabalho e vida pessoal, suas sessões de terapia e suspeitas da psiquiatra de um quadro borderline, caracterizado por sintomas como um “padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade”. A protagonista também apresenta um quadro de transtorno explosivo intermitente (TEI).

Jung So Min está tão entregue à personagem que, enquanto assisto, eu quase acredito que ela realmente seja uma pessoa com transtorno borderline. Deve ter sido um papel desafiador na carreira da atriz, mas valeu a pena a dedicação dela.

Estresse pós-traumático (TEPT)

“O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) consiste em reações disfuncionais intensas e desagradáveis que têm início após um evento extremamente traumático”, e quem apresenta esses sintomas no drama é nosso médico protagonista, o gentil Dr. Lee Si Joon (Shin Ha Kyun). Ele passou por uma experiência traumática com uma de suas pacientes antigas, e esse acontecimento passado definirá parte de sua complexa relação com Han Woo Joo. O TEPT é citado mais vezes no k-drama através dos diagnósticos de outros personagens, já que “Fix You” segue quase um modelo procedural de drama médico, focando em histórias e pacientes diferentes a cada episódio.

Transtornos de sintomas somáticos (TSS)

Também conhecido como transtornos somatoformes, foi o primeiro caso que conhecemos no drama através de um jogador de futebol profissional (interpretado por Wi Ha Joon) que sentia uma dor constante em uma das pernas. Foi o paciente responsável por nos apresentar o jeito peculiar do Dr. Lee de trabalhar, e também nos deu essas palavras memoráveis:

“O número de vezes que cometeu erros não se compara às suas conquistas.”

Transtorno delirante

Vemos esse transtorno também no primeiro episódio, com um paciente do Dr. Lee que acredita ser policial, quando não é. Ele colocará o médico e a Han Woo Joo em grandes confusões.

Outra paciente com transtorno delirante que acredita que insetos vivem na pele dela também aparece logo no início de “Fix You”. Ela foi diagnosticada com dermatite, mas os sintomas não melhoraram com o tratamento médico dermatológico, então ela é encaminhada para a psiquiatria do drama. É assim que conhecemos o Dr. In (Tae In Ho), médico que também é amigo pessoal do Dr. Lee e vive há anos em triângulo amoroso mal resolvido com o amigo, sem que Si Joon saiba disso.

Síndrome de pica (alatriofagia)

No episódio 5 conhecemos um rapaz que foi operado no estômago por comer papel. Ele tem síndrome de pica, que também é um transtorno alimentar, e será cuidado pelo Dr. Lee e por um tratamento interessante que “Fix You” nos apresenta desde seus primeiros episódios — o psicodrama, uma conversa ficcional semelhante a uma peça de teatro, para ajudar o paciente a se abrir e contar melhor suas angústias. São nas cenas de psicodrama que Jung So Min mais brilha ao interpretar diversos personagens que ajudam os pacientes psiquiátricos do hospital.

Esquizofrenia 

Um dos casos mais sensíveis do drama envolve o adolescente Luo, que tem alucinações e escuta vozes, devido ao período em que esteve muito tempo isolado num quartinho sozinho na Coreia, sem a família. Dr. Lee tem problemas de novo, em mais uma das situações em que nós entendemos as razões dele para burlar regras em prol da saúde do paciente, mas a diretoria do hospital não deixará passar.

Outras doenças físicas e transtornos psiquiátricos são mostrados na primeira metade de “Fix You”, como voyeurismo, alcoolismo, Alzheimer, anorexia e bulimia, tiques e síndrome do pânico, este último exibindo a dura realidade de condutores de metrô em Seul. Saúde mental ainda é um assunto tabu evitado por muitos, pelo medo de ser tachado como “louco” e de ser excluído da sociedade. Mas “Fix You” está aqui para curar nossas almas, acabar com preconceitos e levarmos mais a sério a saúde da nossa mente.

❤️

Fontes: Manual MSD, Medicinanet.

+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0

Write A Comment