Sentiram falta dos dramas de escritório? Park Hae Jin e Kim Eung Soo voltaram com uma comédia de trabalho que promete matar as saudades dos fãs desses k-dramas. “Kkondae Intern” estreou com uma sólida audiência de 6,5% em Seul e tem se saído bem na sua missão de diversão às quartas e quintas (na Coreia, no Brasil as legendas em português ficam disponíveis às quintas e sextas).

O tema principal (e piada) de “Kkondae Intern” é um conceito que todos conhecemos, mas não sabíamos que na Coreia tinha um termo próprio (a menos eu não sabia). Kkondae é como são chamadas na Coreia do Sul as pessoas antiquadas e teimosas que acham que tudo sempre deve ser do jeito que elas querem, como elas pensam, e tentam impor aos outros suas ideias ultrapassadas. Tanto pessoas jovens, como mais velhas, podem ser kkondaes, já que se trata mais sobre ser uma pessoa inflexível à novas ideias, e diferentes jeitos de trabalhar e agir. Após assistir aos primeiros episódios de “Kkondae Intern”, agora acho que todos somos um kkondae em algum momento. Se você já diz “ah, mas no meu tempo…”, fique alerta! Rs. E não se preocupe, o k-drama explica incansavelmente o conceito por meio de sua divertida história.

Park Hae Jin está lindo e fazendo tudo nessa dramédia sobre a vingança de um estagiário que deu a volta por cima e virou chefe do seu ex-chefe kkondae. Mas, quando nem tudo eram flores, Ga Yeol Chan sofreu bastante em seu primeiro emprego, passando por muita humilhação, abuso e assédio moral. Por isso, parte dos episódios 1 e 2 são mais tensos e pesados, para nos situar em porque ele odeia tanto o kkondae Lee Man Sic. Yeol Chan descobriu uma possível corrupção na empresa de ramyeon (miojo coreano) onde trabalhava, contudo, claro que uma investigação é a última coisa que o lugar queria, e assim espantou o estagiário de lá.

Ele ficou depressivo e quase desistiu de tudo, mas, graças ao apoio de sua família, seguiu em frente (na força do ódio) e virou o líder de marketing mais querido, premiado e popular da empresa de ramyeon concorrente. Os humilhados serão exaltados? Não exatamente. Nada vem fácil assim. O estagiário que um dia sofreu se torna um ótimo chefe, o líder dos sonhos, bom até demais. O gerente faz de tudo para agradar seus funcionários, se importa muito com o que pensam dele (efeito do trauma passado) e vive de aparências. Isso gera uma autocobrança enorme e ataques de pânico.

A competência de Yeol Chan é vista com inveja por outros da empresa, como o excêntrico filho do presidente (interpretado por Park Ki Woong), que vive tentando sabotá-lo. É assim que Lee Man Sic (Kim Eung Soo), a “Kryptonita” do super gerente Yeol Chan, é contratado como estagiário sênior, e se inicia um novo inferno na vida dos dois. Em uma dupla inversão de papéis, porque não só Man Sic vira um subordinado de seu antigo funcionário que ele humilhou, como Yeol Chan começa a se transformar num baita kkondae! O jogo virou, mesmo! E aí, a comédia começa com tudo.

Kim Eung Soo é um veterano popular no cinema coreano e vários pequenos detalhe do personagem kkondae dele são improvisos do ator. Você pode conferir isso no episódio especial exclusivo que o KOCOWA disponibilizou antes da estreia do drama. Man Sic é a verdadeira personificação do funcionário à moda antiga: tem ideias antiquadas sobre como mulheres são e devem ser no trabalho, explora seus funcionários os colocando para fazer o trabalho dele, depende totalmente dos clássicos jantares e reuniões fora do escritório e do horário de expediente, “passa pano” e esconde a corrupção da empresa, levando ao extremo uma cultura corporativa de dar tudo pelo trabalho, incluindo a dignidade.

Park Hae Jin e Kim Eung Soo estão ótimos e atuando muito, enriquecendo mais ainda o desempenho de personagens que já são bem escritos desde o roteiro. Os dois conseguem passar todas as nuances dos dois homens, que vão além dos estereótipos e percepção que os outros têm deles, muitas vezes nos surpreendendo e deixando sem saber quem culpar e para quem torcer. Tudo isso em meio a situações hilárias, cotidianas ou absurdas.

“Kkondae Intern” é quase um “Misaeg ao contrário”, já que no drama de escritório de 2014, a relação de chefe e funcionário era construtiva, unida e positiva. No entanto, em nossa atual dramédia de escritório, parece que Yeol Chan e Man Sic vão aprender juntos enquanto tentam acabar com o outro, destruindo a ilusão de que as pessoas mudam e de que existe o emprego dos sonhos.

Fontes: Nielsen Korea.

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Write A Comment