Considero 2019 um bom ano para o popular gênero de comédias românticas, tipo nº1 de fãs no Brasil. Todo ano é lançada uma safra de dramas assim, mas a cada ano temos tido menos, a Coreia está diversificando muito os estilos de suas produções — o que eu gosto também! Mas acho que este foi um bom ano pelo fato dos “romcom” terem sido diversos e únicos, cada um à sua maneira. Tivemos romances cômicos pontuais, mas todos reinventaram um pouco o gênero, mesmo trazendo de volta aspectos que amamos e nunca é demais repetir. A seguir, uma lista onde cada k-drama romântico nos divertiu de maneiras diferentes.

Angel's Last Mission - Kim Myung-Soo and Shin Hye-Sun

A fantasia de anjos e balé “Angel’s Last Mission: Love”

Se você gostou dos trabalhos de 2018 de Shin Hye Sun (“Still 17”) e Kim Myung Soo (“Miss Hammurabi”), deve ter ficado tão animado quanto eu quando confirmaram esse casal na telinha. De alguma forma eu sabia que funcionaria e não errei, “Angel’s Last Mission: Love” teve um belo casal cheio de química, um beijo na chuva inesquecível, retomou os temas de anjos e cristianismo que há tempos não eram abordados diretamente em dramas coreanos e apresentou a arte e técnica do balé na trama de uma maneira como nenhum outro drama havia feito antes. O balé era de verdade, a protagonista ensaiou com bailarinos profissionais e a atriz Kim Bo Mi também é bailarina. O k-drama ganhou até prêmios de reconhecimento por isso.

Angel's Last Mission: Love, Shin Hye-Sun, Kim Myung-Soo
<strong>Muita caras e bocas do L e brigas homéricas <3<strong>

Apesar de o drama muitas vezes ter quase se perdido entre tantos vilões — é a prima, os tios, Deus?! — e perdas irreparáveis, Angel’s Last Mission: Love” me deu um casal que em seus conflitos é tão real e possível como qualquer outro que não tenha um ser divino na dupla. Conflitos esses que também nos fizeram rir tantas vezes pelo choque de duas personalidades opostas e intensas, Hye Sun como uma mulher rica amargurada (e me fazendo chorar de novo) e L como um anjo carismático, fofo e engraçado (eu não imaginaria outra pessoa de aparência angelical para o papel).

Uma história que entre o céu e a terra, pessoas de fé ou não, foi embalada com uma das trilhas sonoras mais belas e inesquecíveis de 2019.

O make over de “The Secret Life of My Secretary”

“The Secret Life of My Secretary” é o tipo de drama que você precisa dar uma chance além dos primeiros episódios. Quando eu comecei a assisti-lo, jamais imaginaria o quanto gostaria dele depois, pela maneira como a história e os personagens crescem (talvez você odeie o protagonista no início, só talvez). Este romcom trabalha o clichê de make over (transformação na aparência) de maneira que, ao invés de acharmos aquele o ponto de virada da protagonista, o consideramos um erro, porque amamos Jung Gal Hee (Jin Ki Joo) como ela é: óculos redondos, cabelos cacheados, confortáveis sapatos ortopédicos, meias de coração e cardigã vermelho (sempre).

A melhor parte do make over é quem a secretária Gal Hee copiou por um acidente do destino: a rica, maravilhosa e hilária Veronica Park (Kim Jae Kyung), que nos rendeu talvez o melhor meme de 2019, “Veronica Park Speaking!”. “The Secret Life of My Secretary” tem um casal secundário adorável e divertido, uma subtrama de revolta do proletariado (que eu adoro), traz uma heroína “sobrevivente” que viveu para cuidar dos irmãos após a morte da mãe e tem um casal que apesar de todas as mentiras e rostos irreconhecíveis, cria entre si um vínculo de apoio recíproco e genuíno. Assista e aproveite todos os memes que Jin Ki Joo, Kim Jae Kyung e Kim Young Kwang nos deram sem reservas.

Extra ordinary you

O escolar mágico “Extra-ordinary You”

“Extra-ordinary You” é uma fantasia escolar que ressignificou a comédia romântica através das regras de seu mundo mágico, ao ser a melhor paródia de clichês de manhwa/mangá de todas, ao mesmo tempo em que trouxe muitas reflexões filosóficas sobre existência. Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Eun Dan Oh (Kim Hye Yoon) e Haru (Rowoon) só queriam o poder de controlar a própria história (como muitos de nós), enquanto criticavam ironicamente todos os clichês de romances escolares que não aguentamos mais, mas que também amamos, nem que seja para rir de vergonha alheia.

Teorizamos muito a cada semana sobre qual seria o próximo obstáculo dos nossos heróis de quadrinhos e torcemos por amizades que existiam fora dos palcos definidos pelo autor daquela história.

Eu falei tanto de “Extra-ordinary You” aqui no blog do Kocowa nesse segundo semestre que chega a ser engraçado para mim acompanhar a evolução. Desde que o citei como um lançamento e disse que não assistiria por medo de sofrer (coitada de mim, mal sabia que amaria esse elenco jovem), falei dele em outro artigo sobre fantasias românticas e recentemente enalteci o Rowoon em duas listas, essa e essa aqui.

The Tale of Nokdu Jang Dong Yoon Kim So Hyun
O pôster que me enganou hahaha

O gender bender reverso “The Tale of Nokdu”

Eu sou uma fã incurável de gender bender, até escrevi um artigo aqui só sobre esse tipo de drama, então quando anunciaram que finalmente teríamos um drama de destaque que traria o inverso do que conhecemos — mulher vestida de homem —, eu vibrei. E fui enganada sem perceber, na primeira vez que o pôster de “The Tale of Nokdu” passou por mim numa timeline de rede social, eu juro para vocês que não percebi que era um homem e só pensei automaticamente “que moça bonita, que atriz é essa?”.

The Tale of Nokdu Jang Dong Yoon Kim So Hyun

A história onde um cara se disfarça de mulher para entrar numa vila de viúvas foi muito engraçada, ainda mais com alguém tão adorável quanto Jeon Nokdu, ao lado de mulheres queridas, fortes e sobreviventes do patriarcado e da misoginia.

“The Tale of Nokdu” renova o gender bender e é uma ótima oportunidade para quem não costuma ver sageuks (dramas históricos) dar uma chance ao gênero, porque prometo que você vai se divertir muito na primeira metade do drama. Eu gritava de rir em cenas do Nokdu como Sra. Kim, seja levando cantada de homens, seja beijando Kang Tae Oh e correndo atrás dele enquanto todas as mulheres sentiam raiva dela/dele. Gargalhe bastante, porque na reta final o choro é livre. Cada minuto vale a pena, embora protagonizado por um homem desde o título, essa adaptação de webtoon tem um elenco feminino diverso e poderoso que rouba a cena e possui um casal cheio de charme estrelado por Jang Dong Yoon e Kim So Hyun.

FAILing in Love poster

O ousado webdrama “FAILing in Love”

Perceberam como todos os k-dramas que citei até agora renovaram algum clichê antigo? E para fechar com chave de ouro essa lista, nada melhor do que falar dele, o minidrama que me deixou surpresa com suas ousadias narrativas. Eu havia comentado “FAILing in Love” em outra lista, mas ele ainda estava em exibição, e eu estava super empolgada sem saber o que esperar, porque este webdrama brinca com as suas expectativas. Com um trio de amigos de infância e triângulo amoroso — nada de novo sob o Sol —, “FAILing in Love” não mostrou só adolescentes falhando no amor, ele nos deu um final aberto para tirarmos nossas próprias conclusões, porque relações são mais complexas do que meros arquétipos. 

Eu realmente amo a conclusão a que Lee Shi Won (Yang Hye Ji) e Lee Shi Eon (Shin Yoon Seop) chegam sobre a amizade deles com Kang Pa Rang (Son Sang Yeon), mesmo que nosso shipp possa sair destruído disso. Tudo envolto de uma trilha sonora descolada e um visual que destaca a confusão emocional dos personagens, entre câmeras lentas e enquadramentos criativos. “FAILing in Love” é uma história nostálgica para ser apreciada pelo que ela é, já que não tem nenhum ator famoso para te arrastar para ela.

Menções honrosas

“Her Private Life” tem um casal de muita química e é uma divertida homenagem às fangirls, mas vale até o episódio 12, a reta final é um tanto maçante por um plot mal colocado. “Touch Your Heart” é fofo, mas muito bobo, ideal mesmo para os fãs do casal secundário de “Goblin” (como eu, haha). “Romance Is A Bonus Book” e “When the Camellia Blooms” são dois dramas maravilhosos classificados também como comédia romântica, porém eu os acho com o pé demais no melodrama, por isso não inclui aqui. Falarei melhor deles em outros artigos do meu blog.

Gostaram da lista? Quantos desses vocês assistiram em 2019? Recomendariam outros? Espero que nosso 2020 de dramas românticos seja tão bom e criativo assim para nos fazer amar e sorrir ainda mais.
Todos as comédias românticas desta lista estão disponíveis em português no KOCOWA.
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Write A Comment