A chegada do Kocowa ao Brasil trouxe um segmento da Hallyu ainda não tão explorado por aqui: os programas de variedades, também conhecidos como variety shows ou k-variety. Esses programas são parte importante do catálogo do streaming, e graças ao Kocowa pudemos descobrir outro lado da TV sul-coreana e também outras facetas dos ídolos e atores, que estão bem diferentes do que vemos nos dramas. Mesmo que o serviço esteja no Brasil há apenas quase seis meses, já podemos apreciar alguns dos melhores momentos da programação coreana em 2019, organizados nesta lista para vocês, que já vem perfeita para as férias de verão.

SuperM the Beginning

O reality show de apenas dois episódios acompanhou a estreia do supergrupo SuperM. Eu amei esse pequeno documentário e falei mais detalhadamente sobre ele em novembro, neste artigo, “O que amei no ‘SuperM the Beginning’”. Você pode não gostar da SM e do conceito feito para o grupo, mas é impossível não admirar a dedicação desses rapazes e não confirmar com este variety que eles são pessoas preciosas e irresistivelmente apaixonantes.

BTS Variety Chronicles

Exibido no feriado nacional Chuseok, os momentos mais engraçados do BTS ou materiais nunca transmitidos antes foram exibidos este ano no “BTS Variety Chronicles”. Trata-se de um compilado no canal SBS de participações do grupo de k-pop mais famoso da Coreia em seus programas ao longo dos anos, desde o debut do BTS.

Como fã do grupo, muita coisa não foi exatamente surpresa para mim, que já tinha visto vários trechos, mas é um bom resumo para ARMYs novatos, pois há vídeos antigos marcantes, como o grupo no comemorativo episódio 300 do “Running Man”, que ficou em primeiro lugar no ranking de oito que o canal organizou (aliás, episódio disponível em português no Kocowa). Um dia deles que eu não conhecia e adorei ver foi o de “desabafos”, imitando uma antiga tradição estudantil coreana, que foi ao ar somente três meses depois da estreia do grupo, contendo relatos que já se tornaram história antiga para os agora ídolos globais.

Little Forest

Um dos melhores novos programas de 2019, digo com tranquilidade. “Little Forest” trouxe como conceito principal o de fazer crianças da cidade descobrirem uma vida mais natural e saudável numa área rural distante dos grandes centros. Além de crianças adoráveis, o variety foi liderado por quatro celebridades muito conhecidas — os populares atores Lee Seung Gi e Jung So Min, o veterano Lee Seo Jin e a comediante Park Na Rae — o que lhe rendeu audiência garantida, junto à temática fofa. Em setembro, fiz um post de primeiras impressões que vocês podem ler aqui.

Running Man

Claro que o variety coreano mais popular de todos tem de estar nessa lista, e o “Running Man” teve dois momentos muito especiais neste segundo semestre: o primeiro fanmeeting na Coreia pelo aniversário de nove anos (link para ler sobre aqui) e mais recentemente recebeu o astro Ryan Reynolds, levando um pouco de Hollywood para as missões dessa equipe que tanto amamos.

Time do fanmeeting reunido <3

A lista de alguns convidados ilustres que estiveram no segundo semestre e vocês podem conferir em português: Park Jinyoung (Got7), Hyuna, Sunmi, Yoona (Girls’ Generation) e o ator Jo Jung Suk, e o grupo feminino AOA. Além de todos os artistas que participaram do fanmeeting. Se você é fã de algum desses ídolos (eu mesma adoro alguns), estão todos em português entre o episódio 458 e os atuais.

Home Alone

Para o programa onde conhecemos as casas das celebridades que moram sozinhas, recomendo assistir:

A louca viagem dos rapazes do variety (episódios 310 e 311);

O animado retorno da ex-integrante fixa Han Hye Jin (Ep 314);

A aventura nostálgica de Hwasa e Wheein, quando as amigas do grupo Mamamoo relembraram os tempos de escola (Ep 317);

A icônica e divertida festa das garotas pelo aniversário da Na Rae (episódios 319 e 320);

E a mais recentemente participação do elenco do drama “Graceful Family” (Ep 323).

The King Of Mask Singer

Em 2019, Kyu Hyun, do Super Junior, conseguiu o recorde de ser o ídolo homem a ficar mais tempo como rei do “The King of Mask Singer”. Aliás, eu adoro como a presença de ídolos do k-pop é cada vez mais forte no programa e está colaborando para abandonarmos o estigma de que esses artistas não são bons vocalistas. O ídolo veterano se manteve no trono por semanas com vocais impecáveis e apresentações emocionantes, e até inusitadas. Ele foi de escolhas de baladas como “Memory of the Wind”, para a tocante “Breathe” e a animada “Energetic” (Wanna One). Vocês podem acompanhar a trajetória dele em português a partir do episódio 214, recomendo assistir a tudo que puderem, mas especialmente a conclusão de Kyu Hyun no programa, no emocionante episódio 222.

O rei mascarado finalmente encontrou alguém à altura para tirá-lo do trono, e o adversário “Herói dos quadrinhos” conquistou a mim e a todos do programa com seus shows, mas isso era só o “esquenta”, o aperitivo para o que estava por vir. Kyu Hyun cantou “Y Si Fuera Ella”, do Jong Hyun (SHINee), passando através da sua voz toda a dor de perda da qual a letra fala. Eu e a plateia do programa choramos nesse momento, mesmo que ele tenha perdido a coroa depois. E choramos mais ainda em desabafo sobre o porquê de escolher essa música.

“The King of Mask Singer” é meu programa coreano favorito por ser o que mais me empolga e emociona (eu o apresentei neste post), e o episódio 222 foi uma das coisas mais bonitas que assisti em 2019, mas te aviso que você precisa estar preparado.

Law of the Jungle

Assim como os demais variety contínuos que já citei aqui, “Law of the Jungle” até o momento (dezembro de 2019) tem cerca de mais de 20 episódios legendados em português, mas isso no programa de sobrevivência é equivalente a poucas tribos, já que o programa pode ficar até dez episódios com a mesma tribo. Sendo assim, a tribo mais significativa para brasileiros nesse segundo semestre será a que teve BM, do KARD, na família.

Apesar do San Ha, do grupo ASTRO, ter me conquistado demais com esse jeito fofo dele <3

O grupo KARD é muito popular no Brasil, já fez pelo menos duas turnês no país e esgota shows por onde passa. Eu já tive a oportunidade de ver o grupo ao vivo e garanto a vocês que a vale cada segundo, showzaço! Entendi melhor ainda o porquê de o KARD ser tão amado por aqui. O BM, ou Matthew Kim, nasceu e cresceu nos EUA, então ele tem um jeito mais irreverente e aberto do que seus colegas de grupo, algo que podemos comprovar nos palcos e na selva, entre os episódios 372 e 381 de “Law of the Jungle”, legendados também em português.

ISAC (Idol Star Athletics Championships) — Especial Chuseok 2019

Garanto a vocês: legendar o ISAC não é um trabalho fácil. O programa sazonal de competições esportivas é de difícil tradução porque tem muitos termos específicos dos mais variados esportes e modalidades. Algo que só um trabalho de tradução profissional poderia oferecer da melhor maneira, então esta foi a primeira vez que pudemos ver uma temporada completa do ISAC legendada em português assim.

Chega de ver trechos no YouTube dos seus ídolos participando do show esportivo. Em setembro eu fiz uma lista de razões para assistir ao tradicional variety (clique aqui) que mostra o lado atlético e competitivo dos ídolos do k-pop como você jamais viu antes.

Agora o meu novo queridinho é o talk show do ator Lee Dong Wook, “Because I Want to Talk”, que eu já panfletei em dois posts, esse e esse aqui. E logo mais, em 2020, vou falar aqui de um que é a cara das férias, o “Jung Hae In’s Travel Log”. Vejo vocês em 2020 com muitos mais variety shows que só encontramos com legendas profissionais no Kocowa. Até mais e feliz ano novo!

+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Write A Comment